O desempenho dos alunos de EAD pode ser considerado um indicador de sucesso de um curso a distância. Quanto melhor o desempenho, menores as chances de aumento nas taxas de desistência. Se o aluno vai bem e conclui todas as atividades propostas, isso é sinal de interesse e de motivação para conquistar o tão sonhado diploma do Ensino Superior. E quando o desempenho é bom, maior é a probabilidade de que houve acerto da Instituição de Ensino Superior (IES) quanto à plataforma de EAD utilizada e ao material didático adotado.
Mas isso não ocorre por acaso. Os resultados positivos são decorrentes de uma série de fatores e ter ciência disso é ainda mais importante quando a IES se vê diante do desafio de melhorar o desempenho dos alunos de EAD.
O desafio de melhorar o desempenho dos alunos de EAD
Antes de partir para a ação, as Instituições de Ensino Superior que desejam melhorar o desempenho dos alunos de EAD precisa tomar uma providência essencial: precisam avaliar até que ponto conhecem realmente quem são seus alunos. Não bastam informações genéricas. É preciso ir além no uso de dados e reunir informações que possam traçar um perfil mais completo de cada aluno para ter com clareza quais são seus hábitos de consumo de informação, sua relação com a tecnologia, suas rotinas diárias e seu comportamento, especialmente no ambiente digital.
Tudo isso, somado com os feedbacks em relação ao próprio curso, ajuda a montar uma estratégia que pretende agir em duas frentes para buscar o melhor desempenho dos alunos de EAD.
Ações técnicas
Na primeira frente existem ações que dependem unicamente da IES analisar e implantar visando o melhor desempenho dos alunos de EAD. São ações mais técnicas, pode-se dizer, relacionadas à tecnologia adotada, ao material didático e à rotina de monitoria.
Neste caso, as ações prioritárias são:
Criar rotina para análise frequente da plataforma de EAD. Você sabia que o desempenho dos alunos de EAD pode estar abaixo do esperado por causa da plataforma utilizada pela IES? Por mais familiarizado que o aluno possa estar com tecnologia, quem garante que ele fique à vontade e se adapte com facilidade ao ambiente virtual.
Por isso, é essencial que haja um canal para medir a satisfação dos alunos e saber suas dificuldades especialmente com a usabilidade da plataforma. Manter uma rotina de avaliação pode levar até a troca de fornecedor de tecnologia, o que não pode ser descartado se o objetivo é melhorar o desempenho dos alunos de EAD.
Revisar e manter atualizado o material didático. Pense no aluno em sua casa ou no intervalo do trabalho acessando os conteúdos do seu curso a distância. Será que o material didático tem a qualidade necessária para mantê-lo concentrado e interessado no que está sendo apresentado? Revisar o material é essencial para medir a qualidade e atualidade do conteúdo, mas também a variedade de formatos.
Pense no quanto deve ser cansativo um curso em que o aluno recebe basicamente textos para ler. É possível variar com vídeoaulas e até conteúdos mais próximos do que se vê em redes sociais, com um pouco mais de humor como testes, games e até memes. A ideia é aproximar o conteúdo do material didático o máximo possível da realidade do aluno (lembra da dica de conhecer o comportamento dele?).
Dar maior dinamismo para a monitoria. Especialmente para quem está passando pela primeira experiência com EAD deve ser mais complicado não ter a figura do professor sempre presente. Por isso, a responsabilidade do professor-monitor aumenta e a forma como atua pode ser decisiva para o desempenho dos alunos de EAD. E nesse caso, a IES deve procurar dar um dinamismo cada vez maior no atendimento ao aluno.
É difícil os retornos ocorrerem de modo instantâneo, mas que ao menos o aluno não fique dias “no escuro” sem qualquer tipo de resposta. Pode-se estudar uma ação em que ao menos seja dada uma confirmação de recebimento. Outra ação é adotar o chatbot ou assistente virtual, com base em Inteligência Virtual, que possa ajudar nas respostas de forma mais práticas – pelo menos naquelas perguntas mais frequentes.
Ações de relacionamento
Mas de outro lado, a IES não pode deixar de considerar ações cujo o sucesso dependem quase que 100% do aluno. São as chamadas ações de relacionamento, quase de acolhimento, focadas na comunicação e que buscam estimular os alunos de EAD, mantê-los sempre motivados para a execução das tarefas.
Aqui, as ações prioritárias são:
Destacar com frequência as vantagens da Educação a Distância. Os motivos que levam um aluno a escolher o modelo a distância não podem ser esquecidos, especialmente por ele. Por isso, pode-se desenvolver ações que mantenham as principais vantagens da Educação a Distância sempre na mente do aluno, associadas, preferencialmente, com informações sobre o mercado de trabalho (novas vagas, análises sobre salários, oportunidades, concursos…).
Isso pode ser essencial para aqueles alunos de EAD que perderam um pouco do “gás” inicial e necessitam de uma nova motivação para buscar um desempenho melhor e até prosseguir no curso.
Abrir mais canais de interação. Além do fórum e do canal direto com o professor/monitor, o curso pode estabelecer novos canais em que o aluno possa compartilhar não só suas dúvidas sobre disciplinas (conteúdo e exercícios), mas também seus anseios e dificuldades (com horários, com prazos, etc). Muitas vezes uma maior aproximação IES-aluno, criando um vínculo, pode ajudar para que haja maior concentração, maior interesse e maior produtividade. Até as redes sociais podem ajudar nesse movimento.
Reforçar a autonomia e a disciplina como chaves no EAD. Por um lado, o EAD dá um grau de autonomia que permite o aluno escolher quando irá se dedicar aos estudos e exercício. Mas por outro lado, a IES pode e deve promover ações – conteúdos especiais, webinars, testes, etc – que ajudem o aluno a manter-se disciplinado na execução de atividades e no cumprimento de prazos.
Vivemos a Era das Notificações e o risco de perder o foco é muito maior. Por isso, lembrar a importância da disciplina pode ser fundamental para melhorar o desempenho dos alunos de EAD.
Gostou das sugestões? Compartilhe conosco as ações que você promove para melhorar o desempenho dos alunos de EAD da sua Instituição.