Sua empresa possui uma Universidade Corporativa? Um estudo da consultoria Deloitte apontou uma forte tendência das empresas investirem no desenvolvimento e implantação de Universidades Corporativas. Em “Educação Corporativa no Brasil”, das 126 empresas entrevistadas, de pequeno, médio e grande portes, 28% revelaram já possuir uma infraestrutura física ou virtual dedicada para qualificar os colaboradores e 63% informaram que o investimento médio em educação corporativa é equivalente a 0,47% do faturamento anual.
Os resultados do estudo também atestam que há uma tendência de crescimento desta prática. Entre os 72% que não investem em educação para melhorar as competências da equipe, também 28% afirmaram querer mudar esse quadro e implantar um projeto de educação na empresa em até dois anos. Sabe por quê?
Porque ter uma Universidade Corporativa traz uma série de benefícios, especialmente quando é implantada alinhada à estratégia de negócios da empresa e gera o retorno esperado do investimento. Ou seja, os colaboradores são constantemente capacitados para atender aos desafios que a empresa enfrenta em seu mercado de atuação. As empresas assumem um papel educador e junto com a qualificação, a criação de ações como uma Universidade Corporativa também contribui para a retenção de talentos e no aumento de produtividade.
O que sua empresa ganha com uma Universidade Corporativa?
Implantar uma Universidade Corporativa traz um ganho financeiro para a empresa no que se refere à educação continuada. Se cria o modelo de ensino, o foco passa a ser na seleção dos conteúdos e na motivação da equipe para participar, e não mais na estrutura ou na plataforma, que já está pronta, o que gera uma economia importante.
Por isso, criar a universidade a partir de um ambiente virtual, com a ajuda de ferramentas de Ensino a Distância, tem sido outra opção adotada pelo custo-benefício que proporciona. Por exemplo, no estudo da Deloitte, as empresas entrevistadas demonstraram interesse em desenvolver projetos usando plataformas móveis e games, sendo que 33% das empresas entrevistadas já investem em Ensino a Distância em suas ações de educação corporativa.
Com uma Universidade Corporativa, a empresa consegue amplificar a geração e a disseminação de conhecimento entre os colaboradores. Funciona como complemento para a formação adquirida nas universidades tradicionais e escolas técnicas, oferecendo cursos tanto de nível técnico quanto superior. Tem o foco sempre no desenvolvimento de competências e na transformação do que é aplicado na prática em vantagem competitiva perante os concorrentes.
Este modelo traz ainda o benefício de que a formação não ocorra vez ou outra, com palestras e cursos pontuais. É uma “trilha de aprendizagem” que os colaboradores seguem, passando por diferentes estágios e temas até alcançar a competência esperada. Além disso, o conteúdo também pode ser totalmente personalizado, conforme os interesses, as estratégias e as demandas que a empresa visa atender.
Nesta perspectiva, a Universidade Corporativa ajuda a empresa a:
– Oferecer o que realmente funciona dentro da sua cultura organizacional e do perfil de seus colaboradores (pode-se preferir microlearning a conteúdos maiores, por exemplo).
– Trabalhar com a possibilidade de formar novas lideranças a partir do desenvolvimento de novas competências.
– Reforçar a relação da direção da empresa com seus colaboradores, gerando motivação e engajamento.
– Ter suporte para implementar a cultura da inovação, com adoção de novos procedimentos, novos métodos de produção e atendimento, além do uso de novas tecnologias.
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