A importância das Trilhas de Aprendizagem

Trilhas de Aprendizagem, a corrida pelo conhecimento

Saiba por que esta é um dos métodos mais assertivos da Educação Corporativa, por que a DTCOM acredita em seu potencial

 

Saber que a tecnologia evolui em ritmo acelerado e entender como isso influencia nossas rotinas é o primeiro passo para entender por que metodologias como as Trilhas de Aprendizagem têm ganhado espaço na Educação Corporativa. Diante dessa aceleração trazida pela tecnologia, as empresas têm sentido cada vez mais a necessidade de mudar permanentemente, de evoluir.

No passado, os colaboradores precisavam aprender para o trabalho; hoje a própria carreira se tornou uma jornada de aprendizagem. Para as organizações digitais de hoje, é preciso que uma empresa consiga entregar experiências de aprendizado always one, ou seja, em mídias convergentes disponíveis em diferentes plataformas mobile.

Esta é uma realidade que vai bem ao encontro do que a DTCOM acredita. Para nós, o futuro da Educação Corporativa é o Learning by doing. Por isso, as Trilhas de Aprendizagem feitas pela DTCOM combinam, em geral, três características que são vistas como grandes tendências da área:

  • Foco no conhecimento;  
  • Aprendizagem sob demanda;
  • Aplicabilidade no contexto organizacional.

A DTCOM acredita que o conhecimento deve ser aplicado para encontrar soluções e impulsionar a transformação do contexto empresarial. Desenhamos nossas Trilhas com uma mescla de metodologias como 6Ds e a teoria do 70:20:10. Ambas, técnicas que focam nos aspectos da aplicação coletiva no trabalho como fator principal de aprendizagem.

Trilhas de Aprendizagem, a corrida pelo conhecimento

A teoria 70:20:10 e como ela se encaixa nas Trilhas de Aprendizagem

Sabemos que a aprendizagem formal hoje em dia precisa ser combinada com outras estratégias de aprendizagem se quisermos uma transformação significativa. Uma pesquisa conduzida pelos professores Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo para o Centre for Creative Leadership gerou o modelo que hoje conhecemos como 70:20:10.

Segundo o que os pesquisadores concluíram, 70% do aprendizado de um colaborador vem dos desafios profissionais na sua própria rotina de trabalho. É o chamado desenvolvimento via experimentação, repetição e acúmulo de experiência.

Os 20% dizem respeito ao aprendizado que se constrói interagindo com outras pessoas. Aquilo que você aprende ao observar como um colega executa determinada tarefa ou quando se reúne com um parceiro para preparar um seminário que apresentarão aos demais profissionais do seu departamento.

E, por fim, os 10% restantes dizem respeito à educação formal. São os treinamentos em sala, congressos, certificações técnicas, leitura de obras, sessões de coaching, especializações ou cursos livres de e-learning.

Trilhas de Aprendizagem, a corrida pelo conhecimento

Os 6 D’s e o planejamento da Educação Corporativa

Esta é uma metodologia que pode ser entendida como o passo a passo para elaboração de qualquer projeto que envolva treinamento e desenvolvimento.

  • D1 – Determinar os resultados para o negócio e os objetivos de aprendizagem;
  • D2 – Desenhar uma experiência completa;
  • D3 – Direcionar a aplicação do conhecimento;
  • D4 – Definir a transferência do aprendizado;
  • D5 – Dar apoio à performance (deve acontecer de forma simultânea ao D4);
  • D6 – Documentar os resultados.

Vou falar de cada passo com mais detalhes em um próximo post. Mas saber o que é passo já nos dá uma ideia de como é possível implantar e um sistema de Treinamento e Desenvolvimento totalmente compatível com Trilhas de Aprendizagem e com sucesso.

Espero que tenham gostado da leitura.
Até a próxima!

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