Como desenvolver profissionais em cenários de transformação constante? Aposte em EdTech

EdTech: desenvolva profissionais em cenários de transformação constante

O profissional que a maioria das empresas busca nos dias de hoje não é o mesmo de anos atrás. Não se quer mais aquele que apenas “cumpre tabela”, mas sim quem agrega competências e habilidades complementares e se torna multifuncional. Ao mesmo tempo, a empresa precisa também de um profissional mais flexível e adaptável, aberto para ser capacitado frequentemente via ferramentas de EdTech (Education Technology) diante de mudanças de cenário no mercado em que atua.

 

A importância da EdTech na cultura de aprendizagem nas empresas

Por definição EdTech reúne um amplo leque de tecnologias que podem ser aplicadas no processo de aprendizagem, como softwares, aplicativos, games, simuladores, realidade virtual, Inteligência Artificial e outras, desenvolvidas por empresas especializadas. A DTCOM, por exemplo, é uma empresa referência em EdTech por empregar tecnologia em suas plataformas de Ensino a Distância, inclusive na educação corporativa.

 

Sabendo disso, qual o caminho para a empresa que deseja ter sempre seus profissionais atualizados e preparados com a EdTech para as surpresas do mercado? A primeira medida para estar pronta e saber lidar com mercados em transformação é inserir a cultura de aprendizagem na rotina da empresa.

 

Isso significa que oferecer um programa de capacitação frequente deve fazer parte da estratégia da empresa. A estratégia de capacitação pode usar o modelo de educação continuada, mantendo a equipe focada na absorção de novos conhecimentos, ou também pode adotar o microlearning, via mobile, mais dinâmico para apresentar conteúdos mais curtos, atualizados mais rapidamente.

[playbuzz-item item=”c7e2acaf-bcd9-4cb4-9f87-274c3d816485″ wp-pb-id=”9929″]

A soma dos dois modelos, tendo conceitos de EdTech como base, ajuda para que a equipe enfrente as transformações de mercado de forma mais consistente e focada. A empresa pode desenvolver uma capacitação personalizada, inclusive, levando em conta suas características e interesses. Mas também pode trabalhar temas com maior intensidade que outros, como estimular mais o espírito criativo dos funcionários. Em tempos de mudança isso faz a diferença por abrir possibilidades para que soluções inovadoras sejam desenvolvidas e colocadas em prática.

 

Não por acaso, a criatividade é cada vez mais um item necessário na gestão da empresa e por isso também é uma característica muito mais relevante no perfil do funcionário. Uma recente pesquisa divulgada na edição Fórum Econômico Mundial mostrou que o cenário de tantas e rápidas transformações que vivemos atualmente é propício para o profissional criativo.

 

Prova disso é que criatividade era a habilidade número 10 na lista de previsões de demandas de mercado para 2015. Agora, na mesma lista para 2020, está entre as três mais relevantes. Isso mostra a importância do profissional criativo e a urgência das empresas desenvolverem cada vez mais esta habilidade entre os membros de sua equipe, podendo fazer isso com soluções de EdTech.

 

Mas a empresa precisa mesmo atualizar a equipe com frequência?

A julgar pela rapidez com que surgem novas tecnologias ou que se confirmam novas tendências, a resposta é sim. Por exemplo, nos últimos anos o conceito de Transformação Digital passou a ganhar destaque em veículos especializados e em eventos de gestão como um caminho inevitável para empresas de todos os portes. O mesmo ocorre com o Big Data ou gestão de dados, revolucionando e contribuindo para a geração de novas receitas.

 

Nos dois casos, empresas de diferentes áreas de atuação acabam sendo impactadas e se veem na obrigação de compreender como novos conceitos influenciam nos seus negócios sob o risco de ficar para trás em relação aos concorrentes. Como são as pessoas que fazem a empresa acontecer, se há uma equipe formada por profissionais dispostos a aprender, o desafio se torna menos assustador. Neste cenário, o uso de soluções de EdTech cai como uma luva.

 

Quer adicionar mais agilidade, criatividade e eficiência na sua empresa com a ajuda de soluções de EdTech? Consulte a DTCOM e confira o que é mais indicado para sua empresa estar sempre em sintonia com as mudanças no mercado em que atua.

Assinatura Redação - Vale a pena investir em EAD?

Rolar para cima
Rolar para cima