EAD de sucesso: 5 lições do dia a dia da Educação a Distância para aplicar.

EAD Lições para a educação a distância

A Educação a Distância já é um modelo consagrado no Brasil e com perspectiva de ser ainda mais adotado pelas Instituições de Ensino Superior (IES). A tendência é que a oferta cresça e aumente a competitividade na atração e conquista de alunos. E isso vale tanto para as IES que já atuam no mercado quanto para as que estão planejando a implantação. Para ambas, o recado é o mesmo: existem algumas lições do dia a dia da Educação a Distância que precisam ser assimiladas e aplicadas, como as que listamos a seguir, com o objetivo de ter um EAD de sucesso.

 

Lições para uma EAD de sucesso

 

Lição 1 – Ter a busca pela qualidade como prioridade

Esta é uma lição dada pelo mercado: se estamos falando de uma área em expansão, com mais opções para os alunos, não dá para oferecer EAD sem o mínimo de qualidade. A começar pela plataforma adotada. Mesmo quando a proposta é pelo Ensino Híbrido, a EAD de sucesso precisa ser intuitivo e com alto nível de usabilidade para que o aluno possa ter também um grau de autonomia que facilite seu aprendizado.

 

Outro item no qual a qualidade deve ser prioridade é o material didático. A escolha não pode ser aleatória e deve seguir critérios como temas e formato, soluções inovadoras, elementos com afinidade ao perfil dos alunos, além do nível de autonomia e das referências do autor/fornecedor do conteúdo.

 

Lição 2 – Ter a busca pela inovação como regra

Quem acompanha a Educação a Distância há mais tempo já aprendeu esta lição na prática. A inovação ajudou a levar a EAD para outro nível, ajudam a transformar e dar ao modelo de ensino o status que possui nos dias de hoje.

 

Por isso, não é possível ofertar EAD de sucesso sem ter uma visão inovadora na escolha da plataforma e ferramentas, na produção do material didático e na interação com os alunos. Importante destacar que a inovação precisa sempre ter um propósito para que se torne uma vantagem competitiva. Sem isso, corre-se o risco de fazer investimentos errados e de criar algo que não causará qualquer impacto no dia a dia da IES e no que é ofertado aos alunos.

 

 

Lição 3 – Trabalhar sempre com senso de atualidade

A tendência de aumento no uso da gamificação como parte do material didático na Educação a Distância é exemplo da lição de estar sempre atento às novidades da área. É importante participar de eventos, acompanhar o que dizem especialistas e manter uma rotina de leitura para não ficar para trás. Mas sempre tenha em mente que quando surge uma novidade é preciso fazer uma análise prévia antes de levá-la para a EAD da instituição.

 

Lembre-se sempre que o que pode funcionar numa IES pode não funcionar na outra (por diversos fatores como características do curso, perfil dos alunos, custo-benefício…). Não é, portanto, uma questão de “copia e cola”.

 

Lição 4 – Criar vínculos com os alunos

Muitas vezes a lição sobre o relacionamento das IES com seus alunos de Educação a Distância é aprendida da pior maneira; o aumento no número de desistências. O que será que motiva a evasão no EAD? A resposta pode envolver diferentes fatores, mas um dos principais é justamente a dificuldade que possa existir de comunicação entre instituição e alunos. Os canais disponíveis e o atendimento da monitoria e da secretaria do curso podem ser falhos.

 

Por isso, o caminho para evitar a evasão é justamente estreitar a relação, criar vínculos mais fortes e perenes com os alunos. Começa por uma análise completa da forma como ocorre o relacionamento, o que pode ser melhorado e o que pode ser acrescentado em termos de ferramentas, canais e rotinas, além da IES aprimorar os conhecimentos sobre hábitos e comportamentos de seus alunos.

 

Lição 5 – Saber como escolher seu fornecedor de EAD de sucesso

A lição principal para quem busca um fornecedor de EAD é identificar não só um parceiro com experiência comprovada e que seja referência, mas que também esteja na mesma “sintonia”. Ou seja, um fornecedor que não esteja parado no tempo oferecendo apenas o básico da EAD, mas que também tenha foco em inovação e no acompanhamento das novidades do mercado e que tenha a mesma premissa de oferecer qualidade.

 

Optar por desenvolver uma plataforma de Educação a Distância própria é uma possibilidade, mas a IES precisa avaliar o custo e o tempo de desenvolvimento para saber se valerá a pena.

 

Deseja incrementar ou implantar EAD na sua Instituição de Ensino Superior? Consulte os especialistas da DTCOM para fazer suas escolhas certas.

 

Clique aqui para baixar o nosso e-book ‘Como Estruturar uma EAD de Sucesso’.

 

Assinatura Redação

 

Rolar para cima
Rolar para cima