Inovações em EAD que transformaram os cursos a distância.

Tecnologia: Inovações em EAD

A oferta do Ensino a Distância (EAD) já é uma realidade e tende a crescer ainda mais nos próximos anos. O estágio alcançado é decorrente de uma série de fatores que contribuem para que a oferta de cursos atenda ao maior interesse dos alunos por esta modalidade de ensino. Entre os fatores está o foco na inovação de empresas como a DTCOM que vem revolucionando a Educação a Distância. As inovações em EAD acabam proporcionando novas possibilidades para as Instituições de Ensino Superior para cursos com ainda mais qualidade.

 

Na lista de inovações em EAD, destacamos:

Oferta de conteúdo personalizado
Uso da Inteligência Artificial
Investimento em aprendizado Móvel

 

Oferta de conteúdo personalizado

Uma Instituição de Ensino Superior que oferece aos alunos a possibilidade de montar uma grade de conteúdo totalmente personalizável passa a contar com um atrativo que pode fazer a diferença entre seus concorrentes. Das inovações em EAD, esta é uma das que merece maior destaque. Por “n” motivos, mas principalmente pela questão de tempo, muitas pessoas procuram opções de cursos de formação que tenham relação direta com seus desejos e necessidades. Querem conteúdo de forma pragmática, sem necessidade de passar por outras disciplinas.

 

Com plataformas como a WayCO, desenvolvida pela DTCOM, já é possível trabalhar com este conceito de personalização do aprendizado. A plataforma nasceu com a visão de que, no futuro, o material didático será feito para cada pessoa individualmente. A maneira como esta possibilidade de personalizar os conteúdos, usando soluções como o WayCO, tende a crescer à medida em que modelos como o de Ensino Híbrido passarem a ser mais aplicado. “A convicção que eu tenho é que o caminho do sujeito, na construção de sua prática social aplicada ao trabalho, será totalmente personalizado”, analisa Norton Moreira, CEO da DTCOM, especialista em educação a distância e gestão do conhecimento.

 

O Ensino Híbrido reúne múltiplos aspectos para o aprendizado de origens, formatos e plataformas diferentes, que tem de origem no termo inglês blended learning, usado na educação corporativa. Quando migrou para a educação acadêmica, o conceito trouxe a mesma flexibilidade com o aluno em casa e fazendo práticas nos encontros presenciais. É quando entra a personalização entre as inovações em EAD, com o aluno focado em seu objetivo de aprender sobre algo mais específico. “Ele tem uma ideia e traça seu caminho de aprender o que interessa para concretizá-la, transpassando diversos cursos”, explica Moreira, acrescentando que o Ensino Híbrido é a única opção possível para isso acontecer na prática.

 

 

Outras inovações em EAD

Outras duas inovações em EAD tendem a influenciar e revolucionar o Ensino a Distância ainda mais:

 

Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial (AI) não é ficção científica e já é realidade, inclusive na educação e no Ensino a Distância, sendo alvo de interesse e investimentos de gigantes da tecnologia como Microsoft, IBM e Google. Com os conceitos de AI colocados em prática como exemplo de inovações em EAD, pode-se, por exemplo, atender aos interesses dos alunos com maior precisão.

 

Por meio de um banco de dados com centenas ou até milhares de avaliações educacionais, os professores têm acesso a informações essenciais para saber quais são as necessidades dos alunos que se matriculam no curso a partir do histórico das avaliações. Da mesma forma, pode-se direcionar melhor os conceitos para os alunos, com, por exemplo, a criação de playlists direcionadas. Não se oferece qualquer conteúdo, mas sim o que corresponde ao que o aluno está procurando, dentro de sua trilha de aprendizado, cada vez mais personalizado.

 

Aprendizado Móvel

De olho no aumento no número de smartphones no Brasil (quase 300 milhões de usuários), é um caminho natural que haja também um foco voltado para a inovação no aprendizado móvel ou mobile learning. A motivação para isso é a possibilidade de oferecer ao aluno a facilidade de acessar o conteúdo de EAD a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

 

Como no caso de outras inovações em EAD ganha-se tempo, mas também se apresenta conteúdos em formatos com os quais as pessoas estão cada vez mais conectados ou acostumados – vídeos curtos, jogos onlines e interatividade mais dinâmica (como nas redes sociais e aplicativos de mensagem). Isso significa que inovar neste caso é compreender a importância de estar presente – com qualidade – numa plataforma cada vez mais em evidência.

 

Quer saber mais sobre inovação em EAD? Consulte a DTCOM e conheça as nossas soluções.

 

Assinatura Redação

 

Rolar para cima
Rolar para cima