Inteligência Artificial e Educação: como AI impacta na forma de aprender

Inteligência Artificial na educação a distância - ensino superior

Quem associa Inteligência Artificial (AI) como coisa de ficção científica e futurista precisa rever seus conceitos. Não é de hoje que o tema é parte da realidade e objeto de interesse e investimentos de grandes conglomerados, em especial os do ramo de tecnologia como Microsoft, IBM e Google. Há um número cada mais maior de pesquisadores e desenvolvedores criando e aplicando soluções a partir dos conceitos de AI com diferentes objetivos. Servir de apoio para a educação é um deles. Mas como se dá a relação entre Inteligência Artificial e educação?

 

Para Norton Moreira, CEO da DTCOM, especialista em educação a distância e gestão do conhecimento, o uso da Inteligência Artificial mostra mais uma vez a contribuição relevante que a tecnologia tem a dar à educação e as muitas transformações inovadoras que tem provocado na produção, na formatação e na distribuição do conteúdo de aprendizagem que é produzido. “Já vivenciamos isso diariamente e de certa forma estamos sempre atentos para o que está por vir, novas ferramentas, novas plataformas, novas tendências”, destaca.

 

Em recente artigo sobre o tema, publicado no portal InovEduc, Moreira analisa a AI como suporte na educação para superar o desafio de construir conhecimento. Escreve o CEO da DTCOM que “a ideia por trás dos investimentos que vêm sendo feitos é disseminar o suporte de Inteligência Artificial e torná-la uma aliada para substituir tarefas repetitivas e aumentar a própria capacidade humana”. No fim das contas, resume Moreira, é o que prega o conceito de Inteligência Artificial:

 

Ciência da computação que visa desenvolver dispositivos para simular a capacidade do ser humano de raciocinar, solucionar problemas e até de tomar decisões.

 

Inteligência Artificial: educação a distância

Inteligência Artificial e educação na prática

Conforme reportagem da BBC, em diferentes partes do mundo existem projetos relacionando Inteligência Artificial e educação. A reportagem cita três exemplo:

 

Na Califórnia: a AltSchool usa uma plataforma adaptada de ensino para cada aluno, que tem sua “playlist” de vídeos, textos e exames elaborada conforme suas preferências e suas deficiências de ensino.

 

Na Índia: o programa Mindspark criou um banco de dados ao longo de dez anos, a partir de milhões de avaliações educacionais, para ajudar professores a identificar com precisão – em vez de pela intuição – quais são as necessidades dos alunos.

 

No Reino Unido: a empresa Third Space Learning, em parceria com a Universidade College London, tenta melhorar o aprendizado da matemática com uma tutoria virtual adaptada para cada criança, com base na análise de milhares de horas de aulas prévias.

 

Além de fornecer ferramentas para impactar diretamente na forma de aprender, a Inteligência Artificial na educação agrega ainda outros valores importantes na opinião de especialistas. Um é a possibilidade de contribuir decisivamente para uma maior motivação dos alunos quanto à rotina de aprender.

 

O foco neste caso é proporcionar autonomia para que ele, o aluno, faça sua trilha de aprendizado. Do mesmo modo, os especialistas ressaltam o papel da AI no trabalho dos professores. A ideia é colocar as ferramentas à disposição dos docentes para que eles possam aperfeiçoar e, ao mesmo tempo, otimizar a dinâmica de suas aulas presenciais e à distância.

 

Como escreveu Norton Moreira em seu artigo no InovEduc, “se estamos na época do excesso de informação incerta, prover conteúdo que suporte a formação individual de cidadãos passa a ser o desafio da vez”. “Não vejo outro caminho senão este, de agregar elementos que tornem a experiência de ensinar e de aprender muito mais imersiva e personalizada, proporcionando outro tipo de relação com o conteúdo com a abertura para se explorar um tema de forma totalmente interativa”, afirma.

 

Leia o artigo completo de Norton Moreira no site InovEduc: Inteligência artificial e educação: suporte para o desafio de construir conhecimento.

 

Assinatura Redação

 

Rolar para cima
Rolar para cima