Educação Corporativa: 3 informações que o colaborador precisa saber.

Educação Corporativa - Informações para os colaboradores

O engajamento dos colaboradores da empresa é um dos fatores determinantes para o sucesso do investimento em educação corporativa com Educação a Distância. Sem que eles demonstrem interesse e participem ativamente de todo o processo, cumprindo todas as atividades apresentadas, corre-se o risco de tudo ser em vão. Isto é, o objetivo que a empresa tinha de capacitar, desenvolver competências e aprimorar habilidades da equipe fica longe de ser alcançado.

Para evitar que isso ocorra, o caminho é prevenir e antes de iniciar as ações, deve-se informar aos colaboradores os detalhes sobre conteúdos, ferramentas e ambientes de aprendizado, rotinas, benefícios e, principalmente, importância e objetivos das ações educativas. Mais do que informar, a empresa deve envolver a equipe no processo de EAD ainda na fase de estudo e análise, antes da implementação.

 

”Mais do que informar, a empresa deve envolver a equipe no processo de EAD ainda na fase de estudo e análise, antes da implementação.”  

 

Dar abertura para receber sugestões dos colaboradores ajuda a ser mais assertivo e amplia as chances do projeto dar certo na prática. É um dos critérios importantes que devem ser adotados no planejamento do treinamento e que serve também para medir expectativas e o nível de motivação de todos para encarar uma trilha de aprendizado.

O convite para que a equipe contribua com sugestões estabelece uma relação de parceria importante para um projeto de educação corporativa. Elimina qualquer crítica que possa surgir questionando a decisão ou a forma como a empresa está implantando as ações. Não será algo imposto nem distante da realidade dos colaboradores.

A partir disso, a empresa deve compartilhar informações relevantes com a equipe como forma de abrir o processo de educação corporativa via EAD. Comece com as três apresentadas a seguir.

Objetivo das ações de educação corporativa

Esta é uma informação básica. A equipe precisa saber o porquê que haverá um momento do dia ou da semana em que precisarão dedicar um tempo para conferir conteúdos e realizar as tarefas de cada disciplina.

O objetivo pode está relacionado com o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias por causa de alguma novidade como o lançamento de uma nova linha de produtos ou de um novo serviço. Ou pode ser para ajudar na implantação de novos processos de produção e na entrada em novos mercados.

Enfim, o sucesso do EAD corporativo passa pela clareza do objetivo que a empresa quer atingir. Esta definição, além de ser uma informação essencial para a equipe, também serve para direcionar todas as ações de endomarketing que poderão ser realizadas para o engajamento de todos para alcançar o que se deseja.

 

 

Importância para a empresa e para a carreira de cada colaborador

Somado ao objetivo, a empresa deve informar também a respeito da importância da educação continuada da equipe. Aqui o reforço não é apenas em torno dos ganhos para a empresa, mas também para o próprio colaborador, para o desenvolvimento de sua carreira.

Muitas vezes, os funcionários de uma empresa não têm a oportunidade de incrementar sua formação por conta da falta de tempo ou até por questões financeiras. Se a empresa proporciona o EAD, ele tem a chance de obter novos conhecimentos. Se quiser avançar e até amplificar os resultados com as ações educativas, a empresa pode inclusive implementar ou reforçar uma política de cargos e salários.

Assim, a motivação poderá ser maior para cumprir o treinamento, melhorar seu desempenho, podendo, mais adiante, vislumbrar voos mais altos – uma promoção ou até uma oportunidade fora da empresa.

 

Motivo por aderir o modelo de EAD

Outra informação que precisa ser transmitida aos colaboradores é explicar os motivos da escolha do modelo de Educação a Distância. A dica é reunir as principais características e benefícios do EAD, mas principalmente as vantagens proporcionadas pelo uso do ambiente virtual.

Destaque a melhor gestão do tempo, por exemplo, valorizando o fato do colaborador poder escolher quando e onde acessar o conteúdo e fazer os exercícios. Mas também, proporcione eventos específicos para apresentação da plataforma que será usada. É uma providência importante para tirar dúvidas e para desmistificar qualquer questão relativa a Educação a Distância.

”Destaque a melhor gestão do tempo, por exemplo, valorizando o fato do colaborador poder escolher quando e onde acessar o conteúdo…”

 

Nestes eventos, deve-se detalhar as principais funcionalidades disponíveis na plataforma e também explicar qual deve ser a rotina adotada pelos colaboradores. A dinâmica de apresentação dos conteúdos, e retorno sobre atividades, também precisa ser especificada para que quando o treinamento começar o foco já esteja nos estudos e tarefas, sem dúvida quanto ao uso da plataforma.

 

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Assinatura Redação

 

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