Vale a pena investir em EAD?

EAD: saiba por que vale a pena investir na área

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Se você já acompanha o Blog DTCOM, sabe que por aqui nós falamos sobre as vantagens e as possibilidades da Educação a Distância (EAD). Temos alguns textos que falam sobre a efetividade das metodologias aplicadas em EAD, e temos outros que explicam como as tecnologias comumente utilizadas para uma educação a distância podem contribuir e melhorar o ensino tradicional. Agora chegou a hora de falar sobre o retorno do investimento nesta área.

 

Algumas das Instituições de Ensino (IES) costumam se assustar ao ver a lista dos primeiros investimentos necessários para viabilizar uma EAD. E é compreensível, afinal precisa-se de uma estrutura tecnológica que muitas vezes é totalmente nova para a instituição, além de outros pré-requisitos para garantir que a sua IES esteja dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo MEC.

 

Você pode saber mais sobre o que é preciso para estruturar uma EAD de sucesso em nosso e-book.

É, contudo, muito arriscado tomar alguma decisão estratégica com apenas o investimento inicial em vista. É preciso ir além e ponderar o cenário a longo prazo. Abaixo, respondemos algumas perguntas que podem te ajudar a decidir se está na hora da sua IES investir em EAD.

 

Investir em EAD ajuda a aumentar minha base de alunos?

Bem, não há garantias. Será necessária uma boa estratégia de marketing para fazer isso acontecer. Mas a probabilidade de que isso realmente aconteça são maiores em relação a um curso presencial. A lógica é a delimitação físico-geográfica.

 

Enquanto em cursos presenciais, o aluno precisa considerar seu deslocamento até o campus ou até sua mudança para a cidade onde a IES está instalada, em cursos a distância, essa é uma preocupação a menos. Lembre-se: as possibilidades geradas para o aluno não devem ser desconsideradas apenas porque estamos falando de negócios. As facilidades do estudante são as oportunidades da IES.

 

Além disso, é preciso considerar também as limitações impostas pelas salas de aula. Com uma estrutura digitalizada, a relação aluno por turma se torna menos limitante. Especialmente se houver o suporte de um monitor além do professor para sanar dúvidas.

 

Há alguma especificidade nas aulas ou no material didático que a IES deva considerar?

Sim. Especialmente na modalidade a distância, o modelo de aula expositiva não vai funcionar! É por isso que nos dedicamos tanto a falar sobre metodologias ativas, objetos de aprendizagem, e gamification.

 

Priorize aulas ao vivo, videoaulas complementares de curta duração, material didático interativo e serious games. Essas são apenas algumas das opções que podem gerar interesse e motivação para alguém escolher a sua IES.

 

Você pode ler mais sobre a efetividade das metodologias ativas no processo de aprendizagem aqui.

 

Também aqui, há a oportunidade de otimização do investimento. Como os materiais didáticos de apoio não são impressos, sua equipe pode alterar ou atualizá-los, sempre que for preciso. Se sua IES for terceirizar a produção de conteúdo e material didático, opte por uma fornecedora que lhe dê essa opção. Assim, seus cursos terão sempre uma versão atualizada e exclusiva de um material de qualidade. Quanto à necessidade de edição e atualização, dê o poder de decisão aos seus professores. Já que eles estarão em contato direto com os alunos, conseguem perceber melhor os interesses e as necessidades da turma.  

 

Meu corpo docente está preparado para esta mudança? O que devo fazer se houver resistência à EAD?

Há duas formas de saber se seu corpo docente está preparado e empolgado para adotar uma nova modalidade de ensino: perguntando e testando. Muito provavelmente, será necessário investir na capacitação dos professores e de toda a equipe técnico-administrativa envolvida com as aulas.

 

No mínimo, eles terão que modernizar sua forma de pensar e planejar as aulas. Também precisarão aprender a usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a fim de explorar todas as possibilidades da ferramenta. Neste sentido, as IES funcionam como qualquer outra grande empresa, e a educação corporativa é a melhor resposta a estes anseios.

 

Contudo, vale lembrar: com um pouquinho de criatividade, também aqui há uma otimização dos investimentos! Estas tecnologias e novas metodologias também podem ser utilizadas para melhorar a dinâmica das aulas presenciais. Também é possível investir em palestras veiculadas pelo AVA, ou na contratação de algum professor que de renome. Considerando que ele poderá dar aula de qualquer lugar, desde que haja bom acesso à internet, o investimento necessário para viabilizar sua contratação também diminui consideravelmente.

 


Se você gostou deste post, ou ainda tem alguma pergunta que podemos responder, fique à vontade para entrar em contato pelo e-mail disponível na assinatura.

 

Se você ficou em dúvida sobre como é possível ter um material didático com a qualidade necessária para EAD, e ainda ter como mantê-lo atualizado e personalizado, acompanhe o Blog DTCOM! Em breve, contaremos por aqui como funciona a Plataforma WayCO, e como ela pode ajudar a sua IES nessa missão.
DTCOM — a maior produtora de conteúdo didático do Brasil.

 

Assinatura Redação - Vale a pena investir em EAD?

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Cadastre-se na nossa Newsletter

Aceito receber e-mails da DTCOM. Não se preocupe, não enviaremos spam.

Deixe uma resposta