Como a EaD vai melhorar o Ensino Tradicional

Como a EaD vai melhorar o Ensino Tradicional

Como as tecnologias e metodologias comuns na EaD estão ganhando mais espaço e vão melhorar o Ensino Tradicional

Pense em uma sala de aula qualquer. Tanto faz se você imaginar uma aula para adolescentes do ensino médio, jovens universitários ou adultos pós graduandos. A imagem que vem à sua cabeça é aquela de um professor explicando o conteúdo na frente da sala, com alunos sentados, tentando olhá-lo atentamente? Se sua resposta for sim, saiba que é justamente por isso que a EaD vai melhorar o Ensino Tradicional.

O modelo do ensino tradicional ainda é baseado em longas aulas expositivas, em que o aluno complementa seu estudo com uma alta carga de leitura e poucos exercícios complementares. São grandes grupos de alunos, cada um com um perfil distinto, estilos de aprendizagem e históricos de vida diferentes… Peculiaridades que este modelo falha repetidamente em considerar e usar a seu favor.

Este não é o caso, contudo, da Educação a Distância. Apesar de existir há décadas, esta modalidade de ensino tem ganhado força nos últimos anos porque conseguiu se reinventar. Não só a EaD viu na tecnologia e na internet a oportunidade de se reformular, ela também percebeu estes gaps e os usou a seu favor para entender como ser mais eficiente.

 

O melhor de dois mundos: as mudanças já começaram

Na EaD, primeiro vieram as videoaulas. Depois, entendeu-se por que elas são objetos de aprendizagem tão eficazes. Em seguida, vieram os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), que hospedaram as aulas em vídeo, diminuíram a distância e facilitaram o diálogo entre professores e estudantes.

Quando a infraestrutura tecnológica encontrou alguma estabilidade, novas metodologias de ensino começaram a ser utilizadas. Foi a vez das Trilhas de Aprendizagem, da Sala de Aula Invertida, do Gamification, do Aprendizado por Projetos.

A quem opta por algum curso feito aos moldes do Ensino Tradicional, não é raro ver professores adaptando vantagens e ferramentas do AVA para a sala de aula presencial. Primeiro, vem o gerenciamento da lista de presenças. Depois, o ambiente para compartilhamento de material complementar ou de interesse e, mais tarde o gerenciamento de entrega de trabalhos e exercícios complementares.

Pouco a pouco, tecnologias e mudanças que surgiram primeiro no Ensino a Distância vão ganhando espaço e usabilidade no Ensino Tradicional. Buscar inspiração nos modelos de sucesso da EaD é a melhor maneira de modernizar e melhorar o Ensino Tradicional.

Assinatura Redação - Post série Como Escrever conteúdo para EaD

Rolar para cima
Rolar para cima