Critérios para avaliar a transmissão ao vivo de evento e webconference.

Critérios para avaliar uma transmissão

Promover transmissão ao vivo em vídeo está entre as ações que as empresas tendem a realizar cada vez mais como parte da estratégia de marketing e também dos projetos de Educação Corporativa. É uma opção para aumentar o alcance da marca, dar agilidade à gestão e ampliar o engajamento servindo também de plataforma interativa. Isso vale tanto para a realização de eventos online para lançamentos de novos produtos, por exemplo, quanto para o formato de webconference com aulas, palestras, reuniões e pronunciamentos.

 

Preparando a transmissão ao vivo

Mas para que se alcance o resultado esperado, uma transmissão ao vivo não pode ser feita de qualquer jeito. É preciso considerar questões técnicas para que a mesma seja de qualidade. Portanto, a primeira medida é levantar informações que garantam a qualidade da transmissão. Neste sentido, um dos pontos iniciais é definir entre transmitir via satélite ou via internet. Procure saber quais são as diferenças e as vantagens de cada um dos modelos de transmissão.

 

O local da transmissão também precisa ser considerado. Será em estúdio ou numa sala da empresa? É adequada? Ou será em um ambiente externo, como estande em uma feira de negócios, por exemplo? Tudo isso não é mero detalhe. É algo que faz a diferença para o espectador. Por melhor que seja o conteúdo, a qualificação do palestrante, por exemplo, uma transmissão ruim pode afastar o público e até prejudicar as iniciativas seguintes porque a imagem da empresa ficou, literalmente, arranha.

 

Por isso, siga a recomendação de tomar todas as providências que antecedem a transmissão ao vivo, e também estabeleça critérios para avaliar frequentemente as transmissões. Isso ajudará a aprimorar cada vez mais as ações nesse formato e ajudará a empresa a chegar a um padrão que de fato ajude a alcançar os objetivos.

 

Confira alguns dos critérios que podem ser usados na avaliação da transmissão ao vivo.

 

Transmissão sem interrupções

Não há problema maior numa transmissão ao vivo do que as constantes interrupções por causa da qualidade do sinal. Quando um vídeo fica travando, muito dificilmente o espectador insiste, por maior que seja o interesse dele pelo conteúdo da transmissão. Se é feita pela internet, não é qualquer banda larga que garante um sinal sem travamentos. Se isso ocorre, é o momento é rever a banda ou até trocar para a transmissão por satélite. Verifique ainda se transmissão ao vivo ocorre sem dificuldades seja no desktop, seja no smartphone.

 

transmissão ao vivo live streaming

 

Qualidade do áudio

Outro problema que costuma irritar o espectador é a qualidade do áudio. Ou a falta dele. Mais uma vez: invista em qualidade, especialmente se pretende montar uma estrutura própria para fazer transmissão ao vivo. Isso significa utilizar microfones de qualidade e avaliar constantemente se funciona corretamente. Se a transmissão tiver mais de uma pessoa, o desafio é ter o áudio em equilíbrio, com a mesma qualidade para todos os participantes.

 

Cenário agradável

Uma das máximas quando o assunto é vídeo é que o cenário não pode chamar mais atenção do que aquilo que está sendo apresentado. Ou seja, o ideal é ter um cenário sóbrio, elegante e discreto, sem cores berrantes ou elementos que distraiam a atenção. Por exemplo, não é necessário enfeitar o ambiente com plantas ornamentais que ocupem muito espaço no vídeo. Se for necessário usar quadros ou flipboard, teste antes de usar para ver como esses elementos aparecem no vídeo. O que é escrito “dá leitura”? É possível de ler no vídeo? Se não, evite usar.

 

Acessos simultâneos

Especialmente quem opta pela transmissão ao vivo usando internet, este é um item a ser avaliado porque pode haver um limitador no número de pessoas assistindo ao vídeo ao mesmo tempo. Procure saber antes de fazer a transmissão. Se precisar escolher um número de acessos simultâneos, faça uma média e opte por um número seguro, que garanta que todos conseguiram assistir a transmissão ao vivo sem dificuldade.

 

Dica bônus

Um componente importante para avaliar a transmissão ao vivo é a opinião do espectador. Não leve em conta apenas o que a equipe da empresa está considerando sobre o tema. O impacto da transmissão junto ao público complementa as avaliações técnicas que possam ser feitas. Saber como foi a transmissão, que dificuldades tiveram, o que mais gostaram, onde assistiram (desktop ou smartphone), enfim, são muitas as perguntas que podem ser feitas e que agregam à avaliação da transmissão ao vivo.

 

Por isso, ao decidir utilizar o formato de forma continuada, pensa também em ter um canal dedicado a receber a opinião do público. E sempre estimule a participação. Peça que sempre após uma transmissão as pessoas compartilhem suas avaliações. Seu projeto só tem a ganhar.

 

Consulte a DTCOM para sua transmissão ao vivo. Entre em contato e conheça os serviços prestados na área.

 

Assinatura Redação

 

Rolar para cima
Rolar para cima