Eventos Online

4 bons motivos para sua empresa investir em eventos online

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As chamadas “lives” ou transmissões ao vivo pela internet estão cada vez mais populares em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e também em sites próprios. Palestras, anúncios, entrevistas, festas, treinamentos, enfim, uma infinidade de eventos online têm sido realizados por empresas e atraído cada vez mais público.

 

Para isso, o uso de serviços de streaming profissionais e eficientes, como o prestado pela DTCOM, tem garantido a qualidade de vídeo e áudio e, por consequência, o sucesso dessas iniciativas.

 

Mas o que uma empresa ganha com eventos online?

Tudo depende dos objetivos e do público-alvo que a empresa deseja atingir. O objetivo pode ser lançar um novo produto, promover um evento para clientes, treinar o time de colaboradores à distância ou capturar mais leads para gerar novas oportunidades de negócios. E o público-alvo pode ser interno ou externo.

 

A seguir, você confere 4 benefícios, que são bons motivos para as empresas investirem em eventos online.

 

1 – Eventos online traz maior visibilidade

A transmissão de eventos online pode ajudar a empresa a ganhar maior visibilidade para o que propõe divulgar. Isso vai ao encontro de uma tendência cada vez mais consolidada que diz que a empresa é seu próprio veículo de comunicação. Ou seja, com a internet, as empresas não dependem mais de TVs, jornais, sites de notícias e rádios porque têm seus próprios canais para se comunicar com o público (sites, blogs e redes sociais). Os eventos online entram nesse pacote.

 

A transmissão em vídeo e áudio pode ser parte da estratégia de apresentação de um novo serviço, uma nova promoção ou um novo investimento. Veja o caso dos times de futebol. Em relação aos meios de comunicação tradicionais, eles estão cada vez mais independentes e falam direto com sócios e torcedores com transmissões em vídeo de anúncios de novos jogadores ou de entrevistas pós-jogo.

 

O mesmo pode ser aplicado nas empresas. A visibilidade de uma nova promoção se amplia com eventos online, como ingredientes que atraem a audiência e geram engajamento. Se contratar um artista famoso como estrela de uma campanha publicitária, por que não um evento ao vivo para gerar “barulho” junto aos fãs nas redes sociais? Se for da área de música, que tal um pocket show? Com um streaming de qualidade, que não cai nem trava no meio da transmissão, a visibilidade não só será maior como a marca da empresa será levada muito mais longe pelas mãos dos fãs engajados da nova estrela da comunicação da empresa.

 

2 – Maior alcance

O aumento no alcance com a transmissão online é outro ganho possível para as empresas e seus eventos online. Um exemplo disso são os eventos corporativos, reuniões e treinamentos que precisam da audiência de representantes de todas as unidades da empresa. Veja o caso de uma empresa com sede em São Paulo, mas com representantes em todas as regiões do Brasil. Num país com dimensões continentais como o nosso, é praticamente impossível reunir todos até por questões de custos e tempo de deslocamento. Neste sentido, eventos online também resultam num custo-benefício alto para o caixa da empresa.

 

Mas pensar em aumentar o alcance também é válido para quem que promovem eventos presenciais e enfrentam limitações físicas para ampliar o número de vagas. Um evento em um local para 150 participantes pode ganhar uma transmissão online via streaming e chegar a 10 mil pessoas, 1 milhão de pessoas, por exemplo. Ou seja, a plateia se torna muito maior e, no caso de eventos com inscrições pagas, ainda pode ser um incremento na receita gerada.

 

3 – Maior interatividade com o público-alvo

Eventos online também ajudam a estreitar o relacionamento com o público-alvo. Isso porque a transmissão pela internet tem como característica também a possibilidade de se manter uma área de chat ou bate-papo para que o público enviar comentários, perguntas e dúvidas. É uma oportunidade que uma empresa não pode desperdiçar de ter o feedback do público com o qual deseja dialogar. Isso vale tanto para o público interno quanto externo.

 

“Quebre o gelo”, caso sua empresa ainda não tenha canais digitais com a cultura de receber o retorno em tempo real dos consumidores. Há quem diga que “reclamação de cliente, não tem melhor presente”. Mesmo que isso seja ao vivo, eis a oportunidade de reverter uma crítica em uma nova venda ou em um novo cliente fidelizado. O importante que eventos online, que abre para receber a participação do público, dão pontos para as empresas pela transparência e pela disposição de estar ao vivo também para interagir.

 

4 – Geração de leads e oportunidades

Vídeos têm sido uma das estratégias usadas pelas empresas que investem em marketing digital. Os chamados webinars ou “seminários web” são usados como parte das ações de conteúdo para converter visitas em leads e, mais tarde, em oportunidades. Um webinar traz uma palestra ou uma conversa mediada com um especialista em um determinado assunto.

 

O tema apresentado pode ter relação direta com produtos ou serviços ou procura responder dúvidas do público-alvo da empresa. O importante é que o webinar tenha valor em termos de novos conhecimentos. E mais do que isso que seja atrativo o suficiente para que o visitante forneça dados como nome completo, e-mail e até telefone e CPF como moeda de troca para acessar à página e assistir ao vídeo. É o pagamento que a empresa recebe pelo conteúdo de qualidade.

 

Mas webinar é ao vivo? Sim, pode-se fazer transmissões ao vivo de webinars e depois deixá-los disponíveis na plataforma. Uma das estratégias mais usadas é criar uma “programação” de seminários web. Por exemplo, a empresa pode promover uma semana temática em que serão transmitidos webinars diários sobre um determinado subtema.

 

A produção de uma transmissão neste formato não precisa de grandes investimentos. O cenário pode ser simples, com destaque para a marca da empresa. O importante, mais uma vez, é que a transmissão via streaming seja de qualidade e que o roteiro inclua um momento para conferir e responder também as participações em tempo real. Ganha a empresa não só os leads para nutrir a jornada do cliente, mas também um potencial de atrair mais e mais interessados em seus eventos online.

 

Deseja investir em eventos online na sua empresa? Fale com a DTCOM.

 

Temos um dos maiores teleportos do Brasil e toda a expertise necessária para transmissões via streaming em tempo real e de qualidade. A plataforma da DTCOM é compatível com a distribuição multimeios de conteúdo (pela internet, mas também via satélite e via videoconferência).

Acesse dtcom.com.br/streaming para saber mais.

 

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