Webconference: sua empresa já utiliza? Veja os principais benefícios.

Benefícios do webconference

Diferentes fatores têm feito crescer o interesse de muitas empresas em incluir a realização de webconference em sua estratégia de comunicação. Um dos principais é a possibilidade de promover, em tempo real via internet, ações com alto potencial de interatividade com o público/audiência, tornando o engajamento muito mais efetivo em torno de um lançamento de produto, um anúncio relevante ou uma apresentação de metas.

 

Outro fator de destaque é a oferta de tecnologia para transmissões ao vivo via streaming com cada vez mais qualidade.

 

Webconference encurta distâncias e amplia alcance

A empresa que utiliza a webconferece consegue atender tanto o público interno quanto o externo. E apesar de remeter à conferência, o modelo pode ter uma aplicação muito mais ampla, como você confere a seguir.

 

O público interno

No caso do público interno, a transmissão pode ser esporádica, especialmente quando a empresa contar com muitas filiais ou muitas representações fora da matriz. Com a webconference se encurta distâncias, se economiza com despesas em viagens e hospedagem e torna as reuniões muito mais dinâmicas e produtivas. Por ser interativa, a webconference não tira de uma reunião de planejamento, por exemplo, a possibilidade de que todos possam participar, contribuir com ideias e questionamentos.

 

Ainda em relação ao público interno, a empresa pode adotar as transmissões via webconference também como parte da estratégia de educação corporativa, seja presencial, seja via Educação a Distância. Neste caso, pode-se definir um calendário em que serão feitas as transmissões, sempre relacionadas com temas que estão sendo tratados nos conteúdos das disciplinas. A webconference pode ser apresentada por monitores, com o objetivo de tirar dúvidas, ou pode contar com um convidado especial, compartilhando sua experiência e seus conhecimentos com os colaboradores.

 

E o público externo?

O uso da webconference com foco no público externo tem como grande benefício a possibilidade de ampliar o alcance da mensagem que a empresa pode transmitir. Especialmente com o crescente uso de ações de marketing digital, promover uma transmissão ao vivo pela internet em que o público também possa interagir é certamente meio caminho para obter um resultado positivo. As pessoas querem participar e a empresa pode tirar proveito deste desejo. Basta escolher o que comunicar (um novo produto, por exemplo) e avaliar a relevância dele para atrair o público-consumidor.

 

Importante destacar que uma ação baseada no uso da webconference não é exclusiva para empresas B2C, que atendem o consumidor final. Pode-se pensar neste modelo de transmissão também para empresas que atendem outras empresas (B2B). O benefício é o mesmo: transmissão com interatividade para estreitar relacionamento e, neste caso, abrir canal para prospectar e até fechar novos negócios.

 

 

Qualidade de transmissão

Como se vê, a webconference pode gerar múltiplos benefícios para uma empresa, de acordo com seus objetivos de marketing e de relacionamento com seus clientes. A webconference pode ser realizada em plataforma própria, dentro do site da empresa, ou em mídias sociais como YouTube e Facebook. Mas para não fazer com que esta ação seja um tiro pela culatra, são imprescindíveis alguns cuidados técnicos para que a transmissão ocorra com grande qualidade.

 

A imagem da empresa está em jogo quando decide fazer uma webconference sem garantias técnicas. Infelizmente, ainda é comum testemunhar exemplos assim, de transmissões que apresentam falhas seguidas no áudio, com imagem de baixa resolução ou com travamento atrás de travamento. O que era para ser uma ação interativa para atrair o público acaba servindo para afastá-lo. Afinal, quem fica online diante de uma transmissão sem qualidade?

 

Por isso, é mais do que recomendado que a weboconference seja tratada como um projeto dentro da empresa. Como tal, precisa de um checklist e de um suporte de fornecedores com experiência comprovada em transmissões para a internet por streaming ou até mesmo por satélite. É o que servirá de base para que todo o restante do “projeto webconference” possa ser desenvolvido e executado com pleno êxito.

 

Quer incluir a webconference na sua estratégia de comunicação e de educação corporativa? Consulte a DTCOM.

 

Assinatura Redação

 

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