Streaming: tecnologia ajuda a aumentar alcance de marcas

Streaming: tecnologia ajuda a aumentar alcance de marcas

Por que as empresas estão utilizando a tecnologia do streaming para aumentar o alcance das suas marcas?

 

Em “Vai fundo!”, seu primeiro best-seller, o empreendedor armênio Gary Vaynerchuk responde em parte esta pergunta. No livro, “Gary Vee” conta como conseguiu mais que dobrar o faturamento do negócio da família no ramo de bebidas nos Estados Unidos com a ajuda da internet. Ele apostou em vídeos e se tornou uma autoridade em vinhos com o Wine Library, alcançando muito mais potenciais clientes desta forma do que pelos meios tradicionais.

 

O segredo, segundo ele, foi saber usar as redes sociais, investir em conteúdo diferenciado (no caso dele, análises de vinhos menos técnicas e mais sinceras) e, mais do que isso, compreender e aceitar uma verdade no mundo empresarial: “É na internet que estão as pessoas hoje. É para a rede que os negócios caminham”, escreve o empreendedor. Ou seja, para aumentar o alcance de sua empresa, Gary investiu em tecnologia, mesmo não sendo este o foco do negócio.

 

Assim como ele, outros empreendedores estão seguindo o mesmo caminho, tornando soluções como o streaming parte importante de suas estratégias de marketing. Quem age assim, leva em conta o que diz Gary sobre onde estão as pessoas. Se estão na internet, a marca da sua empresa tem de estar lá.

 

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Qualidade do streaming é fundamental

Sua empresa pode ter muito para dizer ou comunicar sobre sua marca, mas não pode se prender apenas a redes sociais e outros canais de terceiros. Funciona, mas precisa investir também em plataformas próprias como um site com área para vídeos ao vivo e on demand – com ferramenta e hospedagem de sua responsabilidade e sujeitas a suas regras e não as do dono da rede social, por exemplo.

 

Mas não se deve dar este passo de qualquer jeito nem improvisando. Precisa ser profissional, com investimento em tecnologia de qualidade para compartilhamento de dados, vídeo e voz e criar, por exemplo, eventos online, WebTVs, webconferências, webinars, entre outras. Até porque ações deste tipo levam a uma relação direta com o público, que não pode ser frustrado com transmissões que travam ou caem com frequência. Isto é, sem qualidade, o objetivo de aumentar o alcance pode tomar outro rumo e espantar o público se a empresa não entrega o que promete, no caso, uma transmissão sem falhas.

 

Streaming para proporcionar novas experiências

Além da obrigação de estar na internet, há ainda uma outra resposta sobre porque as empresas estão investindo em streaming e que merece mais atenção. É uma constatação feita por muitos especialistas em marketing: o público não compra mais produtos e serviços. Compra uma experiência. E isso muitas vezes têm pouco a ver com preços, promoções ou descontos. São itens importantes ainda, mas já não são tão decisivos na escolha dos clientes. Eles querem mais.

 

Pense numa rede de supermercados. Veja a quantidade de anúncios que veicula em rádio, TV e jornal com suas ofertas. Será que, na comparação com concorrentes, são tão vantajosas assim? Será que centavo a mais ou a menos atraem o consumidor? Se desejar se diferenciar e conquistar este novo cliente, o caminho a seguir passa por usar a tecnologia do streaming para criar outros vínculos da marca que vão além do preço das mercadorias.

 

Por exemplo, o investimento em streaming, o supermercado poderia criar um projeto customizado de WebTV com foco em gastronomia. Chefs convidados poderiam preparar uma receita especial, usando produtos em destaque nas lojas da rede, criando assim uma conexão dupla com o cliente: é a rede que ajuda no preparo e na compra dos ingredientes. O sucesso de programas de gastronomia na TV e de canais no YouTube atesta o interesse do público pela ideia de aprender a cozinhar por conta própria. Por que não oferecer mais esta opção ao público, seu futuro cliente fiel?

 

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O uso do streaming pode também servir de complemento de ações presenciais e isso causar impacto nos clientes. Por exemplo, recentemente, num evento para fãs de cinema e quadrinhos em São Paulo, os fãs foram surpreendidos por uma transmissão ao vivo, direto dos Estados Unidos, em que atores e produtores de um novo filme da Disney falaram com exclusividade para o evento.

 

Pense no impacto que o uso do streaming conseguiu causar em quem estava presente. E também no quanto a marca do evento se valorizou entre os que não estavam lá. Certamente, a repercussão poderá atrair novos participantes nas próximas edições. Afinal, a marca ficou associada a uma ação inovadora e que se tornou referência e uma lembrança marcante e compartilhada nas redes sociais. Qual fã não gostaria de vivenciar aquele momento? E a empresa promotora do evento conseguiu este resultado somando conteúdo diferenciado e tecnologia de streaming.

 

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