Além de servir de suporte obrigatório para o aprendizado, o material didático para EAD é também um cartão de visitas do professor da Instituição de Ensino Superior (IES) que ajuda a atrair novos alunos. Também por causa da oferta cada vez maior de cursos de graduação e pós-graduação, na hora de escolher o material, a IES deve levar em consideração estes dois aspectos para criar diferenciais na disputa pela atenção tanto do aluno já matriculado quanto do futuro a ser conquistado.
Para isso, é essencial que a instituição trate a escolha do material didático para EaD com atenção, levando em conta critérios como os que sugerimos abaixo:
– Temas e formatos
– Soluções inovadoras
– Elementos com afinidade
– Nível de autonomia
– Referências do autor/fornecedor
Mas antes de falarmos sobre cada um deles, uma dica especial: mantenha uma rotina de avaliação do material didático já utilizado. Para as instituições que já atuam no segmento de cursos de graduação e pós-graduação em EAD, o caminho para a escolha do material didático passa necessariamente por este procedimento. Criar canais para ouvir a opinião dos alunos ajuda a reunir dados que poderão servir de base para a tomada de decisão.
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Será que o material está atendendo as expectativas?
Games, simuladores, e-books, vídeo-aulas geram o mesmo resultado?
Como os alunos estão se relacionando com o material?
Está sendo de fato relevante?
Perguntas como essas mais os dados gerados pela própria plataforma (tempo de acesso e de conclusão de leitura, por exemplo) darão um panorama do que está funcionando, mas principalmente do que precisa ser melhorado.
E agora, Pronto para saber como escolher o material didático para EAD da sua IES?
Vamos lá.
O caminho para escolher o material didático para EAD
1 – Defina quais temas e formatos do material didático se encaixam no perfil e da ementa do curso.
A escolha do material didático para EAD precisa ser fruto de um planejamento e nunca deve ocorrer por impulso ou de qualquer jeito. Isso significa que a IES deve analisar sempre quais temas e quais formatos do material são mais adequados para cada curso. Deve-se levar em conta a ementa, o tempo de duração e o perfil dos alunos. Fazer esta definição é importante para que não sejam cometidos erros que venham a causar frustração entre os alunos, insatisfeitos com o material apresentado. Situações assim colocam a própria credibilidade da instituição em jogo e ainda podem causar prejuízos por necessitar da troca do material.
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2 – Procure soluções inovadoras que surpreendam e cativem os alunos.
Tenha como objetivo encontrar materiais didáticos que gerem interesse no aluno. Sua IES precisa de material didático de qualidade. Mas só isso não bastará se não for algo que surpreenda e cative o aluno. E isso se consegue buscando soluções inovadoras para não oferecer mais do mesmo. Mas será que ainda há o que criar de novo em termos de material didático para EAD? A resposta é sim também porque o foco pode estar no que se pode criar a partir de ferramentas ou de uma plataforma. Por isso, estimule a equipe de educadores a discutir novas ideias e quando buscar um fornecedor enfatize sua necessidade de inovar na oferta de material didático.
3 – Opte por materiais que agreguem elementos familiares aos alunos.
Outro dos critérios que a IES pode estabelecer é o grau de afinidade do formato do material didático com o perfil dos alunos. Ou seja, se quer ganhar a atenção do aluno o material didático pode remeter a algo que seja familiar a ele como, por exemplo, os conteúdos que circulam nas redes sociais (memes, vídeos, games, testes online…). Fica mais fácil criar um vínculo dele com o material e isso poderá ser um ponto positivo no que diz respeito ao complemento de tarefas e do próprio curso. Importante: a afinidade também pode estar relacionada ao tema. Por exemplo, em ano de Copa do Mundo, por exemplo, o assunto pode ser agregado ao material didático para EAD como analogia para um assunto do curso.
4 – Leve em conta o nível de autonomia do conteúdo.
Tempo e espaço: duas das principais características do EAD não podem ficar de fora quando se pensa em material didático. Ambas estão relacionadas com a autonomia que o aluno tem para realizar seu curso em qualquer lugar e no horário que for mais conveniente. Isso pede um material de fácil navegação que permita que o aluno faça sua trilha de aprendizado por conta própria. Para a IES isso ajuda a otimizar o trabalho de monitora. As questões de chats e fóruns podem ser mais refinadas, com assuntos mais específicos e dúvidas mais relevantes justamente porque o material faz o aluno seguir o curso com maior facilidade e de acordo com seu ritmo e interesse.
5 – Busque referências sobre o fornecedor de material didático.
O mercado pede qualidade e profissionalismo. Por isso, na hora de escolher o material didático para EAD, buscar referências dos fornecedores é fundamental, caso você opte por contratar uma empresa externa. Coloque na balança todos os critérios que você pretende adotar para a escolha e veja se o fornecedor tem expertise para lhe garantir a entrega. O tempo de mercado, a dinâmica de produção e cases de sucesso também são importantes de serem verificados. Do mesmo modo que deve-se observar com quais formatos o fornecedor trabalha. Se deseja inovar, isso deve fazer parte da sua pesquisa.
Mais preparado para escolher o material didático da sua instituição de ensino superior? A DTCOM pode ajudar com a plataforma WayCO, que possui um acervo de material didático feito por especialistas em educação, e planejado para se encaixar às necessidades didáticas, interativas e funcionais da sua IES. Todo o material pode ser editado e personalizado a fim de se alinhar à sua ementa, de acordo com os objetivos de aprendizagem das suas disciplinas.
Quer saber mais? Entre em contato.
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