Dicas para planejar e elaborar exercícios para EaD

Série Como produzir conteúdo para EaD - foco em Como elaborar Exercícios para EaD

Agora que o seu conteúdo já foi escrito e finalizado, é hora de pensarmos nos exercícios para EaD e nas atividades complementares. São diferentes tipos de perguntas, feitas com o intuito de instigar a reflexão, e ajudar o aluno a aplicar o recém-adquirido conhecimento, fixando-o melhor.

Este é o terceiro texto da série “Como produzir conteúdo para EaD”. Nos dois que o antecederam, demos dicas para facilitar o planejamento do conteúdo e a escrita em si.

Caso não tenha lido os posts anteriores, recomendamos começar com a sua leitura. Você pode acessá-los pelos links abaixo.

Vamos lá?

 

1. Conheça os tipos de exercícios disponíveis

Aqui na DTCOM, nós trabalhamos com quatro tipos de questões. As do tipo ENADE, questões de múltipla escolha, questões abertas e questões para fórum de discussão. Fique atento ao programa de ensino que lhe foi repassado. Ele deverá te dizer se há um fórum de discussão disponível para os alunos, e dar instruções sobre a qual modelo de exercício dar preferência.

As questões ENADE são as mais comumente aplicadas, com cinco alternativas de respostas disponibilizadas, e apenas uma correta.

As de múltipla escolha são aquelas que possuem mais de uma resposta correta. Em geral, são elaboradas com frases incompletas, pedindo ao aluno as informações faltantes.
Também é comum pedir interpretação de texto, ou confirmação de que alguma frase é verdadeira ou falsa. Questões que pedem ao aluno para fazer relação e associação de sentenças com outras afirmações também são úteis e eficazes.

Os outros dois tipos de exercícios para EaD são as questões dissertativas e as para fórum de discussão. Ambas possuem a vantagem de dar ao aluno a chance de desenvolver um raciocínio próprio, sendo mais crítico e eloquente.

Entre estes dois tipos, a principal diferença está no fato de que a dissertativa pede apenas uma explicação, feita nas palavras do próprio estudante. Já as questões para fórum possuem um enunciado mais provocativo, elaborado justamente para provocar o debate entre seus alunos.

 

2. Contextualize o enunciado com elementos-base

Para atingirmos o principal objetivo dos exercícios para EaD, de fazer o aluno usar o conhecimento que seu material lhe apresentou, reflita sobre ele e o aplique nas atividades, lembre-se da importância do contexto no enunciado da questão.

Se você não deixar claro como a situação se relaciona com o conteúdo previamente aprendido, o aluno dificilmente entenderá sozinho.

Seja didático: levante problemáticas da vida real, dê exemplos, use tabelas, gráficos ou referências de jornais e revistas. E use frases como “aplicando a teoria que vimos no capítulo 5, explique/escolha/defenda” para explicar como deve ser a resposta.

Gif demonstrativo - Conteúdo e Exercícios para EaD

3. Exercícios para EaD devem ter enunciados claros

Ao elaborar exercícios e atividades complementares para EaD, lembre-se: nosso objetivo é verificar se o aluno conseguiu aprender todo o conteúdo que repassamos, e não confundi-lo.

Por isso, seja simples, didático e preciso em seus pedidos. Evite termos como “exceto”, “incorreto” e “errado”.

 

4. Saiba a resposta certa e sua justificativa

Parece bastante óbvio que ao elaborar uma questão para exercício é necessário que se saiba a resposta certa. Mas o que acontece algumas vezes é esquecer de justificá-las.

Nos exercícios feitos para o Ensino a Distância, a verificação do gabarito é instantânea. Assim que ele assinalar a alternativa escolhida, a questão será corrigida e uma justificativa será apresentada.

Quando o aluno está resolvendo as atividades propostas pelo seu material didático, ele precisa confiar nas informações que lhe foram repassadas, e as justificativas tornam este trabalho mais fácil.

 

5. Organize as ideias de forma intuitiva

Se você tem dúvida sobre como organizar todas as informações exigidas, siga seu instinto. Inicie pelo contexto, siga com o enunciado e a ordem de ação (“assinale a correta”, “disserte sobre”). Disponibilize espaço para resposta ou as alternativas em si e, ao fim de tudo, dedique espaço para justificá-las.


Este texto encerra a série Como produzir conteúdo para EaD. Foram três posts ao total, em que demos dicas sobre planejamento, escrita e elaboração de exercícios para EaD. Você pode acessar os primeiros posts nos links abaixo:

Ficou interessado em ser um de nossos autores ou validadores? Acesse https://goo.gl/2DcWvt e saiba mais!

Assinatura Redação - Post série Como Escrever conteúdo para EaD

Rolar para cima
Rolar para cima