A oferta de cursos de Ensino a Distância é uma realidade entre as Instituições de Ensino Superior e uma tendência cada vez mais consolidada junto ao público que busca uma opção de formação mais flexível, de menor custo e sem perder a qualidade. O mercado é, portanto, favorável para as IES que estão investindo em EAD de qualidade, o que poderá confirmar a previsão de que daqui a cinco anos os cursos a distância serão maioria no Brasil. Mas para isso, muitas instituições ainda precisarão superar desafios para que o EAD seja oferecido do jeito certo, com as características capazes de atrair, cativar e reter os alunos.
As IES já vivem um desafio nos dias de hoje que é atender um público mais bem conectado, mais bem informado e, por consequência, mais exigente. Mas além deste, com um viés mais mercadológico, outros desafios se apresentam para as instituições tratarem seus cursos de EAD de qualidade com muito mais atenção e cuidado, com foco em palavras-chave como hábitos do público, conteúdos inovadores, interação atrativa e parceiros eficientes.
Para oferecer EAD de qualidade
Conhecer hábitos do público
No contexto de conhecer mais seu público-alvo, a IES deve dar prioridade para compreender melhor quais os hábitos de consumo de conhecimento mais comuns. Isso leva a identificar os “gatilhos” que despertam o interesse por uma formação (busca por emprego, status, crescimento na carreira, interesse em nova profissão…) e qual a rotina adotada para atingir o objetivo (uso da internet, EAD, vestibular, ENEM…).
Este é um desafio e tanto e que exige uma análise aprofundada da IES cujos resultados apontaram caminhos para que a oferta dos cursos seja muito mais certeira, com foco nas reais necessidades do público. Ou seja, não são cursos que a instituição quer oferecer, mas que o público quer adquirir.
Inovar na oferta de conteúdos
O desafio relacionado ao conteúdo é ter uma postura da IES de análise frequente de tendências e possibilidades. O segmento de Ensino a Distância cresceu muito em oferta de conteúdo e vem procurando apresentar soluções cada vez mais inovadoras, diferenciadas e que levam em consideração também o avanço tecnológico e o próprio comportamento do público.
Oferecer somente o trivial ou o básico não é suficiente. É preciso inovar com conteúdos que agreguem elementos de outras mídias como games e tenham características que possam ser acessados em qualquer plataforma (computador, smartphone e tablet) a qualquer hora e também em qualquer lugar. Diante de tudo isso, pense a respeito: sua IES é inovadora?
Ter rotina de interação atrativa e cativante
Junto com a inovação no conteúdo, um dos grandes desafios da IES em relação aos cursos de EAD de qualidade é a forma como é feita a interação com os alunos. Também é preciso inovar para evitar a evasão. Para isso, é importante analisar como é a dinâmica utilizada considerando os dados de atendimentos a opinião dos alunos. Avaliar se os canais de interação estão dando conta do recado ou são a causa de reclamações frequentes.
Por tudo isso, a IES tem o desafio de adotar sempre uma política de comunicação com o aluno que seja verdadeiramente atrativa e cativante. O aluno pode até desistir do curso, mas nunca por falha no atendimento, na falta de retorno sobre tarefas e na resposta para dúvidas de conteúdo. O caminho pode apontar para uso de outras plataformas além da própria de EAD. Por que não adotar o WhatsApp ou as redes sociais? Até o SMS pode ser uma alternativa a ser adotada.
Escolher fornecedores que sejam parceiros
A opção de buscar um fornecedor de EAD que faça diferença é mais do que recomendada. É quando o fornecedor vira de fato um parceiro e contribui com toda a expertise no desenvolvimento da plataforma e dos cursos a fim de que seja criado algo que surpreenda positivamente os alunos. Sem isso, as chances de sucesso (leia-se: aumento frequente no número de alunos) diminuem.
Por isso, o desafio é ter com clareza quais as necessidades e prioridades em relação aos cursos de EAD e contatar empresas que possam atendê-las, levando em conta custos, mas também a praticidade das soluções disponíveis. A WayCO, plataforma de conteúdo da DTCOM, tem se destacado neste item.
Além do melhor custo-benefício, a WayCO permite que a equipe de Ensino a Distância de instituições e empresa tenha a máxima produtividade, ampliando a qualidade na produção de material didático interativo a partir do uso do conteúdo da plataforma. Atualmente, são mais de 500 disciplinas e 5.000 assuntos organizados por objetivos de aprendizagem à disposição dos professores da IES. Veja a demo da WayCO.
Quer saber mais sobre como oferecer EAD do jeito certo? Consulte a equipe da DTCOM e conheça mais sobre as soluções acadêmicas, incluindo a WayCO.