5 vantagens de montar uma Universidade Corporativa

5 vantagens de ter uma Universidade Corporativa

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Existem empresas que ainda não se atentaram para a importância de investir em educação corporativa – e mal sabem o que perdem agindo assim. Mas existem também empresas que estão muito à frente no que se refere à capacitação dos seus colaboradores, alcançado outro estágio, indo além de iniciativas pontuais e implantando projetos de Universidade Corporativa usando plataformas de Ensino a Distância. Por trás desta decisão está o custo-benefício, a vantagem competitiva e a própria valorização da empresa perante os atuais e os futuros colaboradores por oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional.

A Universidade Corporativa é uma infraestrutura física ou, como é mais comum, virtual que reúne diferentes tipos de conteúdos com o objetivo de qualificar os colaboradores de diferentes áreas de uma empresa e sobre temas vinculados ao dia a dia do negócio. Pode-se melhorar a comunicação interpessoal, desenvolver mais as capacidades da equipe de vendas, aprimorar as habilidades da equipe de marketing, apresentar novas rotinas na gestão financeira e até servir de plataforma para o desenvolvimento de líderes e para a chegada de novos colaboradores. Só esta lista de possibilidades já seria suficiente para convencer quem ainda não acredita que é essencial investir em uma Universidade Corporativa.

Mas existem outras vantagens que a implantação de uma universidade corporativa proporciona para uma empresa. Listamos cinco para você conferir.

Vantagens da Universidade Corporativa

1) Flexibilidade

Ter sua própria Universidade Corporativa, sendo em ambiente EAD, faz com que a empresa possa rever os temas das aulas com maior facilidade e flexibilidade, permitindo um uso mais estratégico do treinamento. Isso é uma vantagem porque relaciona diretamente a gestão da empresa com o treinamento que é oferecido.

Assim, a direção, diante de algum fator interno ou externo pode substituir um tema por outro mais relevante para aquele determinado momento. Por exemplo, uma empresa que atua com importação pode inserir aulas que tenham relação com uma nova medida anunciada pela Receita Federal. Isso faz com que a equipe esteja sempre atualizada.

2) Direcionamento de conteúdos

Aqui a vantagem é a empresa poder personalizar ao máximo o conteúdo que é oferecido aos colaboradores. Isso evita que sejam usados materiais muito genéricos, eventualmente distantes da realidade da empresa, do mercado de atuação e, principalmente, das reais necessidades.

Direcionamento de conteúdos

Com a Universidade Corporativa, a empresa tem a possibilidade de levar aos colaboradores conteúdos que tragam elementos e informações com as quais eles estejam mais familiarizados. Isso gera uma maior identificação com os temas e proporciona um interesse maior pelo o que está sendo apresentado.

3) Continuidade

O fato de investir em uma Universidade Corporativa permite que a empresa adote um projeto de capacitação contínua. Ou seja, a cultura do conhecimento “finca bandeira” no dia a dia da empresa e isso causa ótima impressão aos colaboradores porque demonstra interesse da direção pelo desenvolvimento de competências e habilidades.

E mais que isso: a continuidade permite que haja uma melhor acompanhamento da evolução da equipe, comparando o desempenho nas atividades com o resultado obtido no trabalho executado. Isso permite fazer ajustes a cada etapa de treinamento com maior foco em melhorar o que for necessário.

4) Desenvolvimento de líderes

Com atividades esporádicas de treinamento, sem a continuidade citada anteriormente, a empresa perde uma grande oportunidade de desenvolver novas lideranças. O ideal – e isso uma Universidade Corporativa permite – é haver um treinamento frequente para que novos líderes possam surgir dentro da empresa.

Desenvolvimento de líderes

Ou seja, com uma Universidade Corporativa, o treinamento de novos líderes pode ocorrer no decorrer de todo o ano, com conteúdos e tarefas variadas e um acompanhamento mais preciso a respeito do desempenho alcançado. Ter um treinamento específico para lideranças, inclusive, pode despertar o desejo de outros colaboradores estarem na mesma “turma”.

5) Capacitação de novos colaboradores

Uma outra vantagem que a Universidade Corporativa proporciona é a possibilidade de ter estruturado todo o conteúdo relacionado aos novos colaboradores. Isso certamente facilitará o trabalho do RH com as ações de onboarding que apresentam a empresa e rotinas, mas também ajudam a gerar engajamento e integração do novato com os demais colegas.

Ter um espaço na plataforma da Universidade Corporativa seria relevante porque também neste tipo de “acolhimento” dos novos colaboradores as ações são continuadas. Isto é, não se encerram no primeiro dia de trabalho, mas seguem por alguns meses para a cultura da empresa seja absorvida com muita troca de ideias, mas também com muito conteúdo.

Ficou interessado em saber mais sobre como montar uma Universidade Corporativa usando um ambiente de Ensino a Distância? A DTCOM pode ajudar você. Entre em contato.

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