Onboarding: Prepare colaboradores para absorver a cultura da empresa

Onboarding: Prepare colaboradores para absorver a cultura da empresa

Com mercados cada vez mais competitivos, as empresas precisam reduzir ao máximo a probabilidade de errar na contratação de novos colaboradores. Para isso, buscam aprimorar os processos de seleção. Mas não fica só nisso. Depois de contratados, é preciso atuar no desenvolvimento de competências e habilidades e também em estratégias para a retenção de talentos, o que deve ser feito assim que o colaborador começa a trabalhar na empresa. Um ponto essencial, neste caso, é criar ações que ajudem na absorção da cultura da empresa, seus valores, metas e objetivos, e um dos caminhos para isso passa pelo onboarding.

Mas o que é onboarding?

Pode-se dizer que o onboarding é um modo de dar as boas-vindas aos novos colaboradores que “estão a bordo”, mas que vai além de circular pela empresa, destacar rotinas e fazer as devidas apresentações. São ações que tem o propósito de gerar engajamento e criar laços de integração do novato com os demais colegas. Neste sentido, as ações de onboarding ajudam na adaptação e a colocar o novo contratado no ritmo de trabalho dos outros colaboradores, focado nas mesmas conquistas, o que funciona como um ingrediente extra à capacidade técnica de dar conta das tarefas pelas quais é responsável.

 

Palavras-chave do onboarding

Palavras-chave do onboarding

O trabalho com onboarding, além de acolhimento e engajamento, tem ainda outras palavras-chave como orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento. A ideia é que com tudo isso a adaptação do recém-chegado ocorra de modo mais ágil não só no cumprimento de tarefas, mas também no comprometimento com a cultura da empresa – o que se reflete também na produtividade.

Para aplicar os conceitos de onboarding, a empresa pode adotar diferentes tipos de ações que podem constar em um plano específico para a recepção dos novos colaboradores. Ou seja, a aplicação do onboarding, diferente do que costuma ocorrer, não se resume ao primeiro dia de trabalho do novo contratado. São ações continuadas, iniciadas no primeiro dia, mas que prosseguem por alguns meses para uma adaptação mais assertiva. Esse é o tempo para que possam ser criados vínculos e que a cultura da empresa seja absorvida.

 

Para começar o onboarding

Para começar o onboarding

O sucesso do onboarding passa por um trabalho eficiente de comunicação interna e também do envolvimento de membros da equipe – diretores, supervisores e demais colaboradores. O pontapé inicial pode ser justamente a recepção do novo contratado por um comitê que faça as honras da casa e faça uma apresentação geral da empresa, destacando os pontos essenciais sobre o que se faz e o que se busca.

Mas também é recomendado preparar e aplicar um treinamento específico com o viés de onboarding, que pode ser feito em ambiente virtual, no seu LMS, utilizando a Educação a Distância. Neste treinamento podem ser apresentados e reforçados todos os procedimentos e valores que norteiam o trabalho dentro da empresa. Caso a empresa já possua um projeto de Educação Corporativa, o onboarding pode ser tratado com um primeiro módulo, já integrando o novo contratado à rotina de treinamento e desenvolvimento, o que não deixa de ser também um item importante para criar comprometimento e reduzir as chances de perda do novo talento.

O treinamento pode contar com atividades presenciais em que os temas possam ser debatidos com outros colaboradores, ajudando a reforçar ideias e conceitos e favorecendo o maior engajamento. Esses colaboradores podem servir de mentores do novo colaborador, contribuindo com suas experiências para transmitir os principais conceitos da cultura da empresa.

Quer incluir conteúdo de onboarding em seu projeto de Educação Corporativa? Saiba mais conversando com os especialistas da DTCOM.

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