Ações de endomarketing, visando a motivação e o engajamento dos colaboradores, são sempre necessárias, em especial nos segmentos em que há forte concorrência e onde as transformações de cenário ocorrem de forma muito rápida e dinâmica. Pensar nisso é parte do plano estratégico de quem precisa desenvolver novas competências na equipe e ganhar competitividade e produtividade. Ou seja, é o trabalho de endomarketing que ajuda a abrir caminho para que ações de capacitação alcancem o sucesso desejado usando ferramentas como a TV Corporativa.
A evolução e a utilidade da TV Corporativa
O modelo de TV Corporativa passou por grandes evoluções em termos de tecnologia. Começou lá na época da fita VHS e do vídeo-cassete até chegar ao modelo em que a programação é apresentada de forma remota, via internet, podendo incluir até transmissões ao vivo quando necessário (anúncios importantes, webconferências, lançamentos de produtos…).
O que não mudou – e só aumenta – é a eficiência da TV Corporativa como plataforma 24h para a transmissão de mensagens com menos interferência e mais atratividade. E com televisores com qualidade de imagem cada vez melhores, fica quase impossível não prestar atenção no que está sendo mostrado, esteja o monitor nos corredores, na sala de atendimento ou no refeitório da empresa.
Só por todas estas características técnicas, o uso da TV Corporativa já desponta como item necessário para alcançar os colaboradores nas ações de comunicação interna. Mas o endomarketing também tira proveito desta ferramenta pela variedade nos formatos de conteúdo – vídeos on demand, streaming, slides com imagens, textos, gráficos e animações – que podem ser usados, mais atrativos, assertivos e dinâmicas que outros como folhetos e murais.
Grade de programação da TV Corporativa
O ponto de partida é já inserir a TV Corporativa quando da discussão sobre as ações de endomarketing da empresa. Ou seja, já no início do processo é importante definir como a plataforma será usada na estratégia e tomar as providências relacionadas aos equipamentos e ao gerenciamento de conteúdo.
As empresas que já possuem uma estrutura, com monitores instalados em suas dependências, podem avaliar se isso já é o suficiente ou se precisam de novos investimentos. Já as empresas que ainda não tem uma TV Corporativa precisam buscar parceiros especializados que possam executar todo o processo, desde a produção de conteúdo até a transmissão de toda a programação.
Estrutura definida, o desafio agora é preparar a grade na programação da TV Corporativa com conteúdos que atendam os objetivos da estratégia de endomarketing.
Cultura organizacional e valores da empresa
O uso da TV Corporativa na comunicação interna ajuda a reforçar itens importantes da cultura organizacional. Destacar o que é importante e deve ser valorizado por todos na empresa, reafirmado crenças e valores inerentes à atividade empresarial como ética e sustentabilidade.
Para isso, a programação da TV Corporativa ajuda a inserir fortemente estas questões no dia a dia da empresa pela presença constante desses temas nos monitores à vista de todos – o que torna a assimilação de ideias e conceitos muito mais fácil. O mesmo vale para o uso da TV para divulgar notícias relevantes sobre a empresa, especialmente as conquistas, além das metas alcançadas que motivam ainda mais a equipe.
Campanhas especiais
A programação pode otimizar ações pontuais do marketing interno. Isso é feito com conteúdos relacionados com campanhas internas como as de promoção da saúde, por exemplo.
A empresa traz para o ambiente interno movimentos como Outubro Rosa e Novembro Azul e promove a prevenção por meio da TV Corporativa no período de duração da campanha. Podem ser veiculados programetes em formato de vídeos legendados, slides com dicas importantes e até palestras ao vivo abrindo e encerrando a campanha.
Equipe valorizada
Outro ponto que mostra a importância da TV Corporativa no endomarketing é usá-la para criar maior proximidade entre todos na equipe. E isso é possível por meio de ações simples como a exibição de mensagens de boas vindas para novos colaboradores ou felicitações pela passagem de mais um aniversário.
A TV pode ser também o canal para mostrar vídeos de atividades internas como festas, torneios esportivos, gincanas, viagens e participações em eventos internos. Tudo isso valoriza os colaboradores e gera a sensação de pertencimento por eles se verem e serem vistos pelos colegas nos monitores da empresa. Por consequência, valoriza também a própria plataforma junto à equipe.
Dica de ouro para a programação da TV Corporativa
Criatividade não tem limites para definir a programação da TV Corporativa e até conteúdos bem-humorados podem ser desenvolvidos. Mas a equipe de comunicação interna pode agilizar o processo de criação com uma dica de ouro: seguir o esquema de programação que intercala diferentes tipos de conteúdo.
A regra sugere que para cada seis mensagens exibidas na TV Corporativa:
– Quatro devem ser informações relevantes (comunicados, lembretes…) relacionados diretamente ao trabalho da equipe;
– Um conteúdo deve ser relacionado com os colaboradores com mensagens de aniversário, premiações, entre outras; e
– Um conteúdo que seja mais divertido, fotos de eventos, imagens e curiosidades que ajudem a chamar atenção e, ao mesmo tempo, descontrair o ambiente.
Se você deseja rever ou implantar uma TV Corporativa, consulte os especialistas da DTCOM para obter informações sobre questões de infraestrutura e de conteúdo e também como adotar a plataforma para treinamento e desenvolvimento. Fale conosco.