O mundo dos negócios passa por transformações e isso obriga as empresas a buscarem formas de enfrentar este cenário sem correr risco de ficar para trás. Por isso, o desenvolvimento de novas competências e habilidades da equipe de colaboradores tem sido tão necessário por meio de treinamentos corporativos. E não só de quem está nos cargos de gerência, mas principalmente os que estão na base do negócio. É que assim que é possível entender e adaptar métodos e rotinas para atender as expectativas dos clientes.
Para isso, melhor não fazer apostas, mas sim buscar treinamentos corporativos que sejam assertivos e dinâmicos para transformar os colaboradores. E mais que isso: torná-los multiplicadores de processos, de boas práticas e da cultura de acompanhar e superar os desafios de um mercado em constante mudança.
A escolha do modelo de treinamento faz grande diferença no caso de empresas que querem se tornar mais ágeis diante de mudanças externas. De nada adianta investir em Educação Corporativa se o pacote for antiquado, engessado e distante da realidade do mercado e da própria equipe de funcionários.
Atualmente, já é possível ter treinamentos corporativos personalizados via plataforma de Ensino a Distância que trazem o conteúdo mais direcionado para as necessidades da empresa. Isso é uma questão de custo-benefício, mas também um item motivacional importante para que a participação dos colaboradores seja efetiva.
Com este foco nos reais interesses da empresa, o treinamento pode avançar ainda mais no desenvolvimento de habilidades específicas. É muito comum encontrar funcionários que dominam muito bem as funções que executa, mas também conhece e pode contribuir com ideias e soluções em outras áreas do negócio.
Por que não estimular essa atitude colaborativa? Esse pode ser um dos propósitos do treinamento, abrir o leque para que haja um maior comprometimento de todos, contribuindo também o crescimento profissional mútuo dos colaboradores, o que certamente influenciará nos resultados mensais da empresa.
Quem receberá treinamentos corporativos
Para chegar a treinamentos corporativos assertivos, a empresa precisa ter com clareza os objetivos que deseja atingir. A ideia é ter as mudanças no mercado como ponto de partida, como motivação principal para investir em Educação Corporativa. Mas é importante destrinchar mais o que está acontecendo, refinar os objetivos para chegar ao que pode ser considerado uma prioridade na formação dos colaboradores para os próximos meses e anos.
Observar a concorrência, mas principalmente fazer uma autoavaliação da empresa são essenciais nesse processo. Um item que pode fazer a diferença neste processo, por exemplo, é buscar medir o nível de inovação da empresa em comparação aos concorrentes. Tomamos como exemplo uma empresa do ramo alimentício.
Qual foi o último produto que a empresa colocou no mercado?
O que havia de novo, de diferente, de inovador nele? A embalagem? A forma de preparo?
Como é a relação com os pontos de venda? O que pode tornar mais ágil os novos pedidos e a logística para entrega?
As respostas para estas questões podem indicar temas que poderão ser abordados em um treinamento, somadas a um raio-x da equipe de colaboradores da base.
Quem são eles?
Quais são suas competências e habilidades?
Será que eles estão sendo estimulados a inovar? Sabem como inovar?
Estão sendo provocados a pensar fora da caixa e apresentar soluções que tornem processos e gerem resultados melhores para a empresa?
Com base nas informações reunidas, é possível estabelecer os critérios para a contratação de treinamento corporativos de resultado. E sabendo o que precisa alcançar e o que melhorar na equipe, a empresa pode trabalhar com a perspectiva de estar sempre à frente ou, ao menos, no mesmo passo dos concorrentes, nunca atrás.
Quer aplicar treinamentos corporativas na sua empresa? Conheça o portfólio de soluções da DTCOM.