LMS ou AVA é parte essencial da EaD e seus recursos são diferenciais no processo de ensino-aprendizagem.
O termo sempre está presente em grande parte dos materiais e bibliografia sobre o assunto. O Learning Management System (LMS) ou, no português, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), nada mais é que o “local” onde as aulas serão ministradas. Ou seja, uma plataforma que permite a criação de um ambiente educacional na web, com recursos avançados de apoio à aprendizagem.
O AVA permite que a EaD usufrua e explore a usabilidade de todos os objetos de aprendizagem; além disso, deixa o processo dinâmico, interativo e personalizado.
Segundo a pesquisadora Carmen Maia, logo quando surgiram, os ambientes eram basicamente páginas da web, com muito texto e pouca interatividade, e foram construídos de forma isolada nas IES.
Com o passar dos anos e a evolução das tecnologias, os LMS se tornaram plataformas que agregam inúmeros recursos. Hoje, segundo o Censo da ABED, tecnologia e inovação é a segunda área que mais recebe investimento por parte das IES com cursos totalmente a distância, perdendo somente para a produção de conteúdo.
A utilização de LMS vai desde cursos preparatórios para concursos até cursos técnicos, profissionalizantes, livres, de extensão, em treinamentos corporativos, entre outros.
LMS e seus principais recursos
Antes de mais nada, é muito importante que a IES já tenha definido o projeto pedagógico. Isso ajuda na escolha do LMS, para que seja compatível com o que a instituição necessita: hoje, por exemplo, nem 50% dos AVA são integrados aos sistemas acadêmicos das IES, segundo o Censo.
Também cabe destacar que não existe uma padronização que defina quais recursos o LMS terá.
Segundo a pesquisadora Carmem Maia, para administradores e supervisores, o AVA pode auxiliar desde o rastreamento de dados até a análise e geração de relatórios sobre usuários.
Os professores têm acesso ao “planejamento de curso, compartilhamento de informações com outros docentes, acompanhamento das atividades dos alunos e interação nas diversas comunidades de práticas disponíveis no LMS”, cita.
O aluno, por sua vez, tem disponível um universo didático completo que o auxilia no processo de aprendizagem, colocando-o em troca constante com demais colegas.
Cada plataforma possui diferentes funcionalidades mas, como destaca a pesquisadora, o LMS tem como objetivos principais “ampliar a comunicação entre alunos e docentes, bem como desenvolver uma nova metodologia de ensino”, que acabam por unificar recursos, independentemente de serem pagos ou gratuitos.
Já o pesquisador Silvio Carvalho Neto defende que existem dois tipos de funcionalidades para um LMS: de trabalho individual e de interação e comunicação.
Segundo ele, nas funcionalidades de trabalho individual encontram-se:
- Acompanhamento de atividades, serious games
- Bloco de notas
- Glossário
- Histórico de atividades
- Idiomas
- Informações gerais
- Links externos
- Lista de participantes
- Material para download
- Mecanismos de busca
- Personalização
Já como funcionalidades de interação e comunicação, o pesquisador lista:
- Ambiente 3D interativo
- Área do estudante
- Áudio e videoconferência
- Blog
- Chat e comunicador instantâneo
- Comunidades de aprendizagem
- FAQ ajuda e FAQ inteligente
- Fóruns de discussão
- M-learning
- Mural
- Perfil do aluno
- Sala de aula virtual
- Whiteboard
- Wiki
Entre as principais vantagens do uso do LMS, destacam-se a adaptação simples e a reutilização de materiais ao longo do tempo, característica dos objetos de aprendizagem. Além disso, são diferenciais do AVA possuir interface customizável e layout responsivo, fator decisivo em tempos de mobilidade.
São inúmeras as possibilidades de uso para o LMS, e quanto mais o planejamento pedagógico estiver alinhado ao perfil do aluno, melhor o AVA será personalizado e conseguirá atender ao processo de aprendizagem, aumentando, assim, a retenção e crescimento da IES.
Dica de leitura
Tese de Doutorado – Dimensões de qualidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem