3 erros mais comuns ao planejar a implantação de um T&D.

Aqui no Blog, já falamos sobre a importância de um setor de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) em uma grande empresa. Mas se você trabalha em um lugar que só agora está começando a planejar a implantação de T&D, é preciso ter atenção para não cometer alguns erros comuns. Afinal, não é novidade que, quando em pleno funcionamento, um programa de capacitação de colaboradores pode gerar grandes vantagens competitivas para a empresa.

 

Como estamos em tempos de recessão, vamos considerar que o T&D a ser implantando será totalmente digital (EAD). Esse é, afinal, o modelo com mais benefícios. Dentre eles, economia de recursos e facilidade de gestão do conhecimento, duas vantagens que fazem brilhar os olhos dos gestores de qualquer equipe.

 

Mas o post de hoje não é para falar sobre as vantagens de um T&D. Se você chegou até aqui, você já conhece boa parte delas. O post de hoje é para falar sobre os erros a serem evitados na implantação do T&D, para facilitar o acesso às vantagens.

 

 

Erro 1: Métodos antigos, roupas novas

Já participamos de muitas implantações de sistemas de ensino e treinamento corporativo, e esse é um dos erros mais comuns. Algumas empresas entendem por que é necessário investir em um sistema totalmente online, mas falham em utilizar suas vantagens.

 

Adianta muito pouco ou quase nada investir em um ambiente virtual de aprendizagem moderno, mas continuar com videoaulas semelhantes às aulas presenciais e materiais de apoio não interativos.

 

É preciso investir em metodologias ativas de ensino como a gamificação dos métodos, ou os alunos – no caso, os colaboradores – perderão o interesse no que se tem a ensinar. Aposte em Serious Games, trilhas de aprendizagem personalizadas e em conteúdo planejado para ser absorvido online.

 

Erro 2: Planejar a implantação de T&D e esquecer da sua continuidade

Este também é um erro bastante comum. Algumas empresas planejam a implantação do T&D, mas planejam sem sua continuidade, nem outras ações complementares.

 

Conheça também o
nosso infográfico T&D: Vantagem Competitiva

 

Colaboradores precisam se sentir motivados a estudar. E quando o fazem, precisam sentir que terão a oportunidade de colocar seus novos conhecimentos em prática. Avalie os processos e fluxos de trabalho fora do setor de treinamento e desenvolvimento. Certifique-se de que o ambiente de trabalho e as ferramentas que sua equipe tem a seu dispor estejam em equilíbrio com as habilidades recém treinadas de seus colaboradores.

 

Erro 3: subestimar o poder das métricas e não fazer uma gestão do conhecimento adequada

Uma das grandes vantagens de um T&D 100% digital são as métricas que os AVAS oferecem, o que é o equivalente a não dar a importância devida ao investimento que foi feito.

 

Com os relatórios gerados pela ferramenta, é possível fazer uma gestão completa do conhecimento. Aperfeiçoar as trilhas de aprendizagem, adaptar a dificuldade dos exercícios e dos serious games aplicados ao nível dos estudantes/colaboradores para ajuda-los a traçar um caminho certeiro para conseguir uma melhor performance… as possibilidades são bastante variadas.

 



E aí? Sua empresa já implantou um T&D ou está planejando? Se você lembrou de mais algum pecado capital na implantação de T&D, ou tem alguma dúvida que quer ler aqui, deixe nos comentários do blog, ou entre em contato pelo e-mail disponível em nossa assinatura.

 


SalvarSalvar

 

SalvarSalvar

Rolar para cima
Rolar para cima