O Censo EAD.BR 2016, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância, levantou dados para ter um panorama detalhado da EAD no Brasil. Em uma pesquisa específica sobre a infraestrutura das instituições e organizações que oferecem cursos a distância, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) teve papel de destaque.
Não é à toa. Em comparação com a educação presencial, o AVA seria o equivalente ao prédio e à sala de aula. Tem papel central no fluxo de aprendizagem e na troca de conhecimento — não só entre professor e aluno, mas também entre colegas. É o símbolo da evolução tecnológica e de sua aplicação na educação.
A realidade no Brasil
De acordo com os dados levantados pelo Censo, a grande maioria das instituições e organizações utilizam algum software para servir como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Como se pode ver no gráfico abaixo, esta preferência é especialmente notável em instituições e órgãos públicos.
Por que o Ambiente Virtual de Aprendizagem é importante
Alguns estudiosos datam o lançamento do primeiro software de Learning Management System no ano de 1990. O ano foi um marco na história da evolução da tecnologia educacional e, de lá pra cá, as melhorias nunca pararam. O design foi ficando mais clean, intuitivo e responsivo a novas plataformas.
Contudo, a principal revolução no progresso dos AVAs foi a capacidade de gestão eficiente do conhecimento. Professores e gestores de equipe passam a ter acesso a relatórios de assiduidade a aulas virtuais e de desempenho em testes para cada aula. O acesso à informação facilita a tomada de decisão baseada em dados e informações. O bom instrutor é capaz de desenvolver um olhar analítico e constantemente reavaliar seus conteúdos e exercícios a fim de saber o que funciona e o que pode ser melhorado nas próximas turmas.
Interatividade
Outra grande vantagem é a interatividade. Com acesso a fóruns e por conta da integração da ferramenta com outros meios de comunicação (como e-mail ou whatsapp), os AVAs atuais representam a evolução do ensino tradicional. Ao incluir a conversa e a troca de conhecimento como atividades complementares ao ensino, escolas e instituições conseguem finalmente incluir o aprendizado social* em seus planos.
- No post sobre Trilhas de Aprendizagem, explicamos um pouco sobre a teoria 70:20:10. A teoria diz que 70% do nosso aprendizado vem de desafios diários, 20% é construído pela troca social e apenas 10% vem da educação forma.
Além disso, com um bom planejamento e suporte técnico, um Ambiente Virtual de Aprendizagem pode servir como host e facilitador de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem. A gamificação do processo, com badgets por desempenho para os alunos, o acesso a serious games e a outros objetos de aprendizagem são bons exemplos disso.
- Ficou interessado em um AVA completo, capaz de potencializar os resultados do seu sistema de ensino a distância ou treinamento corporativo? Conheça a DTCOM2GO.
SalvarSalvarSalvarSalvar