No passado, a capacidade de inovação e criatividade de uma empresa era vista como um diferencial de mercado. Nos últimos anos, contudo, essa realidade mudou. Hoje, inovação e criatividade organizacional são “itens de necessidade básica” de qualquer empresa.
Bem, saber disso todo mundo sabe. Mas a pergunta que inquieta gestores de equipe e dirigentes de grandes empresas é: “como faço para minha empresa ser vista como criativa e inovadora?”. A resposta é mais simples do que parece. Basta lembrar que sua empresa é feita de pessoas. E pessoas possuem peculiaridades que podem ser incentivadas e aprimoradas com um pouco de tempo e atenção.
Abaixo, selecionamos três dicas de como incentivar inovação e criatividade na sua empresa.
Confie na seleção & recrutamento
Já falamos algo sobre isso antes, mas vale reforçar: uma empresa só é tão criativa quanto são os seus colaboradores. E, portanto, o trabalho para incentivar a criatividade e potencializar a inovação organizacional começa já na fase de recrutamento e seleção.
Busque pessoas que realmente se interessem pela sua linha de trabalho e seguras de si o suficiente para se expor e dar novas ideias.
Crie uma cultura de receptividade a novas ideias
Cultura organizacional é o grande X da questão. Ainda que a parte do recrutamento e seleção tenha sido extremamente bem feita, se a cultura organizacional for de resistência em vez de receptividade a novas ideias, todo este primeiro esforço irá por água abaixo.
Você pode buscar inspiração em empresas de grande renome para esta tarefa, tais como o Google.
- Foque em resultados, não necessariamente em horas cumpridas
- Crie um ambiente seguro para que sugestões e críticas sejam feitas e recompense a iniciativa de quem realmente usá-lo.
- Invista no treinamento e no desenvolvimento da sua equipe. Muitos especialistas afirmam que esta é uma das melhores maneiras de colocar colaborador e empresa em sintonia. E se ambos respiram aprendizado e melhorias, a inovação e criatividade é inevitável.
Conheça o processo criativo e tenha paciência
Se você se certificou de recrutar pessoas com tendência à criatividade e inovação, tem certeza de que seu time está em sintonia e que todos se sentem à vontade para sugerir mudanças, você está pronto para os dois passos finais:
- Tenha tolerância ao erro. Não existe a possibilidade de inventar ou melhorar algum produto ou serviço sem alguns erros ou imprevistos. Haverá retrabalho e serão feitas mais de uma tentativa, mas o importante é que nem a gestão, nem a equipe perca o ânimo e o foco.
- Tenha paciência. O processo criativo tem peculiaridades e não pode ser forçado. Mas com um pouco de paciência e atenção, é possível identificar algumas características que indicam que alguma nova ideia ou melhoria está prestes surgir.
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