Home Office, nova tendência de estilo de trabalho e como se adaptar às tecnologias digitais

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O ano de 2020 tem sido atípico em muitos sentidos. Logo no início, vimos uma pandemia paralisar o mundo, pouco a pouco, e mudar paradigmas — especialmente no âmbito profissional.

Dentre as mudanças no mercado de trabalho causadas pela quarentena, o home office foi a mais significativa. Entretanto, apesar de popularizado durante a pandemia, ele tem sido uma realidade comum para mais de 4,5 milhões de brasileiros que, segundo a revista Superinteressante, já exerciam suas atividades profissionais em casa antes de tudo isso acontecer.

O home office é uma tendência que veio para ficar e, com as consequências da pandemia do novo coronavírus, provavelmente vai crescer ainda mais, a nível mundial, no mercado de trabalho. Saiba mais sobre essa nova modalidade no artigo a seguir:

Afinal, o que é o tal do home office? Como ele funciona?

O home office é um modelo de trabalho fora de um escritório ou ambiente corporativo tradicional, ou seja, o profissional consegue realizar suas atividades em outros lugares — basta ter um computador com bom acesso à internet. Nessa modalidade, são utilizadas ferramentas remotas e os dados são armazenados na nuvem.

Trabalhar em casa era algo que já acontecia, mas que cresceu exponencialmente com a pandemia. Muitas organizações já haviam aderido ao home office, seja para redução de custos, seja para melhoria da qualidade de vida dos funcionários, evitando, assim, trânsito e estresse. O trabalho remoto é, portanto, cada vez mais comum nas empresas, desde as pequenas até as maiores e com muitos funcionários, e passa pelos mais diversos ramos de atuação.

O advento da internet, por si só, atuou no aumento do home office. No entanto, nos tempos atuais, com empresas fechadas e com redução ou mesmo paralisação do transporte público, trabalhar em casa virou rotina.

Para que o home office seja produtivo, são necessárias algumas observações, pois nem todo profissional consegue adaptar-se a essa modalidade.

 

Rotina, autogestão e disciplina

A autogestão é indispensável para que o trabalho remoto funcione. O fato de não haver um supervisor monitorando as atividades dos profissionais pode, às vezes, causar queda na produtividade. A disciplina é, desse modo, o primeiro e mais importante fator a ser considerado.

Estabelecer uma rotina de trabalho com horários fixos é uma ótima ideia. Assim, fica mais fácil manter a produtividade mesmo com visitas inesperadas ou outras situações familiares que venham a ocorrer.

Limites entre família, casa e trabalho

Como você não vai estar em um escritório, é comum que sua família não entenda quais são os limites do seu trabalho. Converse sobre seus horários e peça para somente ser interrompido em caso de urgência.

Além disso, nada de ficar de pijama o dia todo! Não é porque você está trabalhando em casa que passará o dia com a roupa de dormir. Vista-se quase como se estivesse indo trabalhar na empresa.

Tenha também um espaço profissional — um mini escritório — para que o trabalho seja produtivo. E mais uma dica: determine e cumpra os horários de modo a evitar a procrastinação. Tudo isso vai ajudar você a construir uma rotina sólida para seus afazeres.

Por fim, organize sua agenda e listas de tarefas no dia anterior. Assim, você começará sua jornada de trabalho com a agenda pronta e organizada por ordem de prioridade. Esse hábito auxilia você a criar metas diárias e a manter o foco.

Home office e suas possibilidades

Algumas profissões têm cada vez mais adeptos do home office, ao passo que outras estão caminhando para isso. Confira algumas profissões que já podem ser exercidas nessa modalidade:

Copywriting

A profissão copywriting está ligada à área do marketing. Copywriter é o profissional que cria textos cujos gatilhos mentais captam a atenção de clientes para um determinado produto e/ou serviço.

Monitoramento de redes sociais

As redes sociais são usadas não só por marcas e instituições, mas também por todo o tipo de pessoas. O monitoramento dessas ações é essencial se o objetivo for comercial.

Os analistas de mídias sociais são os responsáveis pelo monitoramento de perfis, campanhas e promoções.

Educação a distância

Outra atividade que se popularizou na pandemia, mesmo já acontecendo antes, foi a EAD.

Essa modalidade de ensino pode ser realizada em qualquer lugar com acesso à internet e em horário conveniente para você. Isso ampliou muito o acesso à educação.

Se você possui licenciatura em alguma disciplina, é possível, também, ministrar aulas particulares e reforço educacional.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo consiste em redação, revisão e diagramação de:

  • artigos para blog;

  • e-books;

  • infográficos;

  • podcasts;

  • vídeos;

  • e outros tantos conteúdos que estão disponíveis na internet.

Esses conteúdos, além de entreter e sanar dúvidas, também movimentam os sites e redes sociais das empresas.

Os produtores de conteúdo podem vir das mais variadas formações, mas predominam as áreas de jornalismo e letras.

Ademais, é comum pessoas da administração, engenharias, direito, economia e até áreas da saúde atuarem como produtores de conteúdo — basta gostar de escrever e fazê-lo muito bem.

Tradução de textos

Os tradutores também podem trabalhar em regime home office, já que suas ferramentas são o computador, o conhecimento e a fluência em línguas estrangeiras.

Existem diversos tipos de tradução, e todos podem ser feitos aí da sua casa. Se você tem fluência em alguma língua estrangeira, essa pode ser uma nova opção de carreira, não é mesmo?

A tradução de textos é uma área muito ampla, com várias finalidades distintas:

  • tradução corporativa, a qual lida com negociações de empresas e mercado exterior;

  • traduções de games, softwares e aplicativos;

  • tradução para fins de dublagens e  produção de legendas para filmes, séries e programas de TV;

  • tradução de interpretação simultânea em eventos, palestras ou pronunciamentos;

  • tradução literária para publicação de livros;

  • tradução juramentada, que trata de documentos de cunho oficial.

Vale ressaltar que algumas dessas atuações listadas exigem formação específica na área ou em áreas afins.

Home office e tecnologias digitais

Conforme vimos, para você trabalhar em casa, é necessário que se adapte às tecnologias digitais, pois essa modalidade demanda o uso do computador e da internet.

Essa transformação digital veio para flexibilizar o mercado de trabalho, agregando cada vez mais áreas profissionais ao advento do home office.

Se o home office é o futuro do trabalho, ainda é cedo para dizer. De qualquer modo, é certo que a crise causada pela Covid-19 mudou o mercado e acelerou a popularização do trabalho em casa.

E você, está preparado para essa nova tendência? Para soluções digitais, conheça já o site da DTCOM, com amplos portfólios acadêmico e corporativo para incluir as tecnologias digitais em seu trabalho.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Cadastre-se na nossa Newsletter

Aceito receber e-mails da DTCOM. Não se preocupe, não enviaremos spam.

Deixe uma resposta