Historicamente, a Educação a Distância tem sido o meio pelo qual milhares de brasileiros conseguem obter seus diplomas de Ensino Superior. Fatores como flexibilidade para os estudos são decisivos, mas a verdade é que está sendo possível oferecer uma EAD mais acessível financeiramente, que cabe no bolso e não pesa no orçamento dos alunos, sem perda de qualidade.
Não por acaso, trabalha-se com a previsão de que o número de ofertas em EAD deve ultrapassar o ensino presencial já em 2023, reforçado também pelas mudanças aprovadas pelo Ministério da Educação em 2017 que tornou mais fácil a ampliação da oferta de cursos de graduação e pós-graduação à distância. E se a tendência é ter mais oferta, também é possível facilitar ainda mais o acesso ao Ensino Superior com custos ainda menores montando os cursos usando as chamadas Disciplinas Digitais.
Menos custos com material didático para oferecer uma EAD mais acessível
O uso das Disciplinas Digitais representam uma nova realidade quanto se trata de material didático para EAD e tem como o fato de gerar vantagens e benefícios para a instituição e para os alunos. Assim é possível associar tanto a questão financeira, proporcionando uma EAD mais acessível, quanto a questão de qualidade do conteúdo dos cursos como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharias, Pedagogia, Processos Gerenciais e outros tecnólogos.
No caso das instituições, há uma considerável redução nas despesas referentes à produção de material didático, com maior custo-benefício, produtividade e qualidade, um dos desafios de quem oferece EAD, possibilitando ofertar cursos com mensalidades mais atrativas para os alunos. Basta para isso, contratar uma plataforma como a WayCO, da DTCOM, em que é possível selecionar conteúdo de mais de 600 disciplinas e mais de 6 mil assuntos organizados por objetivos de aprendizagem.
Ou seja, o professor do curso acessa a plataforma e seleciona os materiais que deseja utilizar conforme a ementa da disciplina, podendo complementá-la de acordo com a sua necessidade. Assim, não precisa produzir os conteúdos a partir do zero, tendo a flexibilidade necessária para adaptá-lo a carga horária que varia de 40h a 100h. A Plataforma WayCO permite você personalizar o projeto gráfico de acordo com a sua instituição, gerando conteúdos prontos em HTML para disponibilizar no seu AVA, PDF diagramado para quem gosta de imprimir o conteúdo, além de atividades de revisão, fóruns, questões do ENADE e material complementar que podem ser adicionados pelo coordenador ou professor do curso.
Além de um investimento atraente para as instituições, as Disciplinas Digitais tem como características a interatividade e a possibilidade de uma personalização maior do conteúdo apresentado. Outra vantagem de usar as Disciplinas Digitais para tornar a EAD mais acessível também está na flexibilidade que a WayCO proporciona – o que também conta em termos financeiros em prol de uma EAD mais acessível porque elimina custos com refação.
Além de um conteúdo atraente, o coordenador pode fazer alterações, trocar materiais didáticos conforme interesse (vincular com algum fato conjuntural, por exemplo) e assim manter uma relação mais ativa com os alunos. Isto torna o curso mais dinâmico, diferente daqueles em que o conteúdo é praticamente 100% estático e com pouca flexibilidade para gerar maior motivação entre os alunos no cumprimento das atividades.
Quer saber mais sobre Disciplinas Digitais e aumentar o número de alunos na sua instituição de ensino? Fale com a DTCOM para conhecer a WayCO.