Dia Mundial da Educação: os avanços e benefícios através da tecnologia

Dia Mundial da Educação: os avanços e benefícios através da tecnologia

Você sabia que em 28 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Educação? Essa data foi criada e instituída em 2000, na cidade de Dakar, durante o Fórum Mundial de Educação. Durante o evento, o Brasil ao lado de outras nações, totalizando 164 países, decidiram selar o compromisso com o desenvolvimento da educação até 2030.

Para além de um ato simbólico, o Dia Mundial da Educação também reflete acerca das metas firmadas no sentido de avanços educacionais, destacando valores como qualidade do ensino e equidade. Data importantíssima, ainda mais dentro do contexto brasileiro.

O Dia Mundial da Educação evidência não somente a importância do tema como também diversas outras questões que o envolvem. Diante o cenário atual, a tecnologia ganhou destaque e assumiu protagonismo como facilitador do acesso à educação.

Novas ferramentas e inovações cada vez mais acessíveis, permitiram – e permitem – que a tecnologia seja cada vez mais aplicada ao ensino e aprendizagem. Resultados? Benefícios e avanços da educação!

EAD: Tecnologia a favor da Educação

Pensando em todos esses valores e metas difundidos no evento, a tecnologia aparece como uma importante ferramenta a ser explorada na educação. Um exemplo disso foi o impulso do ensino a distância – EAD, que ganhou ainda mais força com a pandemia que assolou o mundo recentemente.

Seja você professor, coordenador, aluno ou gestor de treinamento, certamente em algum momento, nos últimos três anos, precisou recorrer ao EAD para realizar o seu trabalho ou para dar continuidade ao seu curso, não é mesmo?

Mas você já parou para pensar como seu trabalho ou curso ficariam comprometidos caso não existisse a possibilidade do EAD? Entender a importância dessa ferramenta aplicada ao ensino, seus avanços e benefícios é o primeiro passo para aproveitar e explorar tudo que essa tecnologia tem a oferecer, afinal, o EAD chegou para ficar e isso é ótimo!

Mais que um vídeo gravado…

Se antes EAD era sinônimo de vídeos gravados e arquivos pdf’s reaproveitados, hoje em dia é possível obter um ensino remoto – seja corporativo ou acadêmico – de primeira linha, inovador e com material super bem elaborado.

Estamos falando sobre:

Tutoria personalizada – onde o estudante é acompanhado e monitorado de perto;

  • Gamificação – jogos ou competições online trazidas para o contexto educacional que engajam e ajudam a manter o interesse do aluno, além de tornar o processo de aprendizagem mais fácil e divertido;
  • Trilhas de Aprendizagem – através de atividades e tarefas sequenciais a serem cumpridas, contribuí para a experiência do aluno, ajudando a fixar os conteúdos e inovando o método pedagógico.

Benefícios do ensino a distância (EAD)

Observe que os benefícios do ensino a distância não são novidades para a sociedade, bem como, são difundidos e utilizados há muito tempo ao longo da história. Isso porque, basicamente, permite que você estude ou obtenha formações sem precisar realizar o deslocamento físico.
Por outro lado, com a presença da internet cada vez mais integrada às nossas vidas assim como a chegada de inovações como o metaverso, o ensino remoto é uma tendência inegável.

DTCOM: referência no ensino digital

A DTCOM faz parte da história do EAD brasileiro.  Há mais de 20 anos produzimos conteúdos educacionais para empresas e instituições de ensino. Quer saber como nossas soluções podem te ajudar? Fale conosco

Rolar para cima