Como as Disciplinas Digitais contribuem para uma EAD mais acessível

Como as Disciplinas Digitais contribuem para uma EAD mais acessível

Historicamente, a Educação a Distância tem sido o meio pelo qual milhares de brasileiros conseguem obter seus diplomas de Ensino Superior. Fatores como flexibilidade para os estudos são decisivos, mas a verdade é que está sendo possível oferecer uma EAD mais acessível financeiramente, que cabe no bolso e não pesa no orçamento dos alunos, sem perda de qualidade.

Não por acaso, trabalha-se com a previsão de que o número de ofertas em EAD deve ultrapassar o ensino presencial já em 2023, reforçado também pelas mudanças aprovadas pelo Ministério da Educação em 2017 que tornou mais fácil a ampliação da oferta de cursos de graduação e pós-graduação à distância. E se a tendência é ter mais oferta, também é possível facilitar ainda mais o acesso ao Ensino Superior com custos ainda menores montando os cursos usando as chamadas Disciplinas Digitais.

 

Menos custos com material didático para oferecer uma EAD mais acessível

Custo de material didático
O uso das Disciplinas Digitais representam uma nova realidade quanto se trata de material didático para EAD e tem como o fato de gerar vantagens e benefícios para a instituição e para os alunos. Assim é possível associar tanto a questão financeira, proporcionando uma EAD mais acessível, quanto a questão de qualidade do conteúdo dos cursos como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharias, Pedagogia, Processos Gerenciais e outros tecnólogos.

No caso das instituições, há uma considerável redução nas despesas referentes à produção de material didático, com maior custo-benefício, produtividade e qualidade, um dos desafios de quem oferece EAD, possibilitando ofertar cursos com mensalidades mais atrativas para os alunos. Basta para isso, contratar uma plataforma como a WayCO, da DTCOM, em que é possível selecionar conteúdo de mais de 600 disciplinas e mais de 6 mil assuntos organizados por objetivos de aprendizagem.

Ou seja, o professor do curso acessa a plataforma e seleciona os materiais que deseja utilizar conforme a ementa da disciplina, podendo complementá-la de acordo com a sua necessidade. Assim, não precisa produzir os conteúdos a partir do zero, tendo a flexibilidade necessária para adaptá-lo a carga horária que varia de 40h a 100h. A Plataforma WayCO permite você personalizar o projeto gráfico de acordo com a sua instituição, gerando conteúdos prontos em HTML para disponibilizar no seu AVA, PDF diagramado para quem gosta de imprimir o conteúdo, além de atividades de revisão, fóruns, questões do ENADE e material complementar que podem ser adicionados pelo coordenador ou professor do curso.

Personalização de disciplinas

Além de um investimento atraente para as instituições, as Disciplinas Digitais tem como características a interatividade e a possibilidade de uma personalização maior do conteúdo apresentado. Outra vantagem de usar as Disciplinas Digitais para tornar a EAD mais acessível também está na flexibilidade que a WayCO proporciona – o que também conta em termos financeiros em prol de uma EAD mais acessível porque elimina custos com refação.

Além de um conteúdo atraente, o coordenador pode fazer alterações, trocar materiais didáticos conforme interesse (vincular com algum fato conjuntural, por exemplo) e assim manter uma relação mais ativa com os alunos. Isto torna o curso mais dinâmico, diferente daqueles em que o conteúdo é praticamente 100% estático e com pouca flexibilidade para gerar maior motivação entre os alunos no cumprimento das atividades.

Quer saber mais sobre Disciplinas Digitais e aumentar o número de alunos na sua instituição de ensino? Fale com a DTCOM para conhecer a WayCO.

Rolar para cima
Rolar para cima