Por que vale a pena investir em Tecnologia de Streaming

Várias telas com vídeos em streaming

Primeiro de tudo, é importante entender que quando falamos em Streaming, estamos nos referindo a transmissão de dados, vídeo e voz em alta qualidade. Com a evolução dos aparelhos, especialmente dos mobile, qualquer pessoa pode iniciar uma live no Facebook ou no Instagram. Mas sem a necessária Tecnologia de Streaming como suporte de conexão, sua mensagem pode ser interrompida ou chegar fragmentada ao consumidor final — o que acaba prejudicando sua imagem, em vez de favorecê-la.

Agora que estamos falando a mesma língua, vamos ao ponto: O que este serviço tem a oferecer? Como o streaming pode contribuir com a performance da sua empresa ou evento?

Listamos algumas das principais possibilidades e vantagens de se investir em Tecnologia de Streaming de qualidade.

Confira:

 

1. O Alcance

Seja em eventos, lançamentos de produtos, shows, ou treinamentos corporativos a palavra que salta aos olhos quando falamos em transmissão de áudio e imagem em tempo real é quase sempre a mesma: audiência.

Uma pesquisa feita pela Cisco System aponta que já em 2019 os vídeos serão responsáveis por 80% do tráfego on-line. Um aumento de mais de 15%, quando comparado ao tráfego de 2014. Além disso, um outro estudo, realizado pela consultora Frost & Sullivan, mostrou que o Brasil é o oitavo mercado de vídeos e áudios em streaming do mundo e que a tendência de mercado é que o consumo siga aumentando nos próximos anos.

Estar conectado passa a ser, portanto, parte obrigatória do processo de acompanhamento do comportamento do consumidor conectado.

 

2. Experiência ao vivo: construção da marca usando o engajamento com o público

Uma das grandes sacadas das empresas de eventos ao investir em Live Streaming foi usar a transmissão e a possibilidade de interação com o público como um meio de divulgação próprio.

Organizadores de festivais de músicas têm expertise nesse assunto: apesar dos shows serem realizados em um local físico, com compra e venda limitadas de ingresso, a transmissão ao vivo do evento alcança outras milhares de pessoas que não conseguiram comparecer àquela edição por algum motivo. Basta oferecer o link do streaming em troca de algumas informações, como nome e e-mail, para ter acesso a alguns leads qualificados para as próximas edições.

 

3. Capacidade técnica para criar e manter sua própria WebTV

Certamente, a WebTV é um dos melhores meios para manter contato com seu público e divulgar seu conteúdo de forma assertiva. Mas para ter uma WebTV de sucesso, é necessário saber onde encontrar o seu público alvo, e se certificar de que o seu vídeo e seu live streaming são compatíveis com as necessidades do seu consumidor.

Um bom exemplo é o trabalho feito pela Joias Vip, que tem uma programação ao vivo e on-line para mostrar suas peças, explicar suas qualidades e formas de pagamento. Com transmissão em vídeo 24 horas por dia, feitas diretamente do seu portal, o endereço joiasvip.com.br é destaque em seu segmento, porque sua audiência é formada por leads extremamente valiosos. A hospedagem da webTV diretamente em seu site – e não em plataformas como Youtube – também permite uma melhor análise dos cliques (mas leia mais sobre isso no item 5 deste post).

 

4. Adaptando o uso da tecnologia de Streaming para o desenvolvimento corporativo

Reunião de equipe realizada usando tecnologia de Streaming
Nem só de festival, séries e música é feito o mundo Ao Vivo e On-line. Empresas que possuem sedes físicas em mais de uma cidade ou país têm utilizado a tecnologia de streaming para treinamento de equipe, sem ter que se preocupar com o deslocamento dos instrutores.

Os cursos e treinamentos podem ser gravados previamente ou transmitidos ao vivo para qualquer lugar do mundo. Com uma simples ferramenta de chat, os colaboradores são incentivados a participar e tirar suas dúvidas em tempo real.

Práticas como essa, além de ajudar no desenvolvimento e na evolução da equipe, ainda colocam o time em sintonia.

 

5. Mais precisão no relatório e na Análise de Métricas, ROI

Com um auxílio de um bom CRM, pode-se também ter informações melhores e mais detalhadas sobre o comportamento do seu público-alvo e o caminho dos cliques. De onde as pessoas estão assistindo — de casa, ou do escritório? Estão acompanhando do computador, smart tv, tablet ou celular? E em que horário? Como chegaram ao link de transmissão? Quanto tempo nos acompanharam?

Algumas destas informações podem ser valiosas, já que entender a necessidade do lead é uma das partes mais importantes quando falamos em Retorno sobre Investimentos.

 


E aí? Tem mais alguma sugestão de vantagens que a Tecnologia de Streaming pode trazer para a sua empresa?
Fale com a gente nos comentários!

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