DTCOM celebra 24 anos de pioneirismo em tecnologias educacionais.
Desde a sua fundação, em 1999, a DTCOM trabalha focada em uma missão importante: ajudar empresas e instituições de ensino superior (IES) no alcance de resultados satisfatórios por meio de tecnologias educacionais. E é cumprindo esse objetivo que a companhia chega aos seus 24 anos de existência, tendo contribuído para a oferta de mais de dez mil disciplinas e mais de cinco mil cursos de desenvolvimento profissional. Ao longo dessa jornada, mais de 5 milhões de estudantes de pequenas a grandes instituições de ensino de todo o Brasil foram impactados e mais de 10 milhões de colaboradores passaram por capacitação.
A conquista deste marco é ainda mais importante quando menos de 40% das empresas sobrevivem após cinco anos de criação, como apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021. O momento é celebrado ao lado de players do setor educacional, como Ânima, Cogna e YDUQS, bem como de parceiros ligados à educação básica, ao setor público e a empresas, a exemplo de Unesco, Sebrae e CBF Academy.
Ao longo de sua trajetória, a DTCOM manteve-se pioneira no desenvolvimento de tecnologias educacionais adequadas às diversas necessidades das IES, especialmente a partir da expansão do ensino a distância e híbrido. Entre 2011 e 2021, a modalidade EAD teve um aumento de 474% nas matrículas e ultrapassou os cursos presenciais em número de ingressantes em 2020, de acordo com o Censo da Educação Superior.
O contexto requer o aperfeiçoamento da educação acadêmica nos ambientes virtuais, visando melhorar a qualidade da formação dos trabalhadores do futuro. Isso é possível com o uso de metodologias eficientes e a personalização de conteúdos e jornadas de aprendizagem. A DTCOM está ciente deste cenário e oferece tecnologias educacionais que atendem a todas as novas e velhas necessidades do EAD.
Tecnologias educacionais da DTCOM
A primeira tecnologia educacional da DTCOM foi o Ambiente Virtual KPR, lançado em 2001. Na época, as IES ainda estavam dando os primeiros passos no ensino a distância por meio da internet.
Atualmente, além de prestar consultoria aos parceiros, a DTCOM dispõe de três tecnologias educacionais, que formam um ecossistema completo de soluções digitais de alta performance. Todas foram desenvolvidas pensando na necessidade de reinvenção ao longo da jornada de aprendizagem, contemplada pela metodologia MOVA, baseada em:
- Motivação: o que estimula os alunos a aprenderem;
- Objetivo: os resultados esperados por meio do processo de aprendizado;
- Vivência: relação entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática, conforme as situações reais do mercado de trabalho;
- Agilidade: uso de metodologias ágeis na educação acadêmica, que permitem agregar rapidez, flexibilidade e interatividade aos processos.
Uma das tecnologias educacionais é a WayCO. A plataforma otimiza a produção de material didático de qualidade, autoral e customizado ao permitir a gestão de times, o desenvolvimento dos conteúdos e a coleta de métricas. Tudo começa com a definição do projeto pedagógico, da estrutura dos cursos e dos recursos que serão utilizados.
O material didático é produzido pela Fábrica de Conteúdo. O trabalho da divisão especializada rendeu à DTCOM o título de maior empresa de desenvolvimento e produção de conteúdo digital do Brasil em 2016, após a fusão com a FabriCO.
As equipes multidisciplinares do núcleo criam e validam tecnicamente todo o material produzido, incluindo os textos-base, evitando plágio e garantindo a qualidade e o cumprimento de normas. Os recursos interativos que tornam a aprendizagem mais interessante e eficaz, como vídeos, podcasts, quizzes, e-books, infográficos e realidade virtual e aumentada, também passar por este crivo. Entre elas está um simulador de situações que o indivíduo enfrentará no mercado de trabalho. A atividade relaciona teoria e prática e torna a aprendizagem mais significativa, inclusive ao oferecer feedbacks positivos e negativos.
No final desse processo, ocorre a geração automática dos HTMLs com recursos de acessibilidade e a integração com o Learning Management System (LMS) ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como ficou mais conhecido no Brasil. Para essa etapa, a DTCOM oferece o 2Go.
A tecnologia educacional possui todas as funcionalidades necessárias para o ensino híbrido ou a distância, favorecendo a promoção de uma experiência satisfatória aos alunos e colaboradores das IES e evitando a evasão.
O sistema também permite a customização do Moodle e a hospedagem de conteúdos, avaliações, fóruns, chats e videoconferências. Outro benefício é a coleta de dados úteis às coordenações dos cursos e à própria IES, como os relativos ao desempenho e acesso dos estudantes, o que contribui para a tomada de decisões pedagógicas assertivas a curto, médio e longo prazo.
Tecnologias educacionais em prol do avanço do ensino superior
A expansão na capacidade de contribuir para a melhoria da educação acadêmica no país conta com o suporte de investidores da DTCOM, que tem capital aberto na Bovespa desde 2000. A promoção de processos transparentes e sólidos é validada e garantida por um conselho de acionistas formado por profissionais renomados e que acreditam no potencial transformador do ensino. É também com base nessa crença que mantém-se a parceria firmada em 2018 com a Fundamee, representante no México da ACT, maior certificadora de pessoas do mundo.
Não é por nada que a DTCOM é pioneira no desenvolvimento de tecnologias educacionais no Brasil. Afinal, permanece atenta às tendências nacionais e globais no ramo de ensino a distância, como microlearning e gamificação, e analisa o mercado para antever demandas. Tudo isso com o suporte de colaboradores altamente capacitados e atualizados.
Equipe DTCOM.