O petróleo foi, por muito tempo, o recurso do milênio. Nações se desenvolveram – e ainda se desenvolvem – por causa do ouro negro. Mas, com menos petróleo no mundo, os preços saltaram. E a demanda começou a cair porque novas fontes de suprimento foram criadas.
Com o descolamento do mundo essencialmente industrial e o surgimento das gigantes de tecnologia, surge um novo tipo de commodity, de impacto semelhante ao petróleo. Falamos da enorme massa de dados e informações geradas por cada um em nossa sociedade cada vez mais digital.
Descrito como uma das principais tendências do século 21, a capacidade de explorar e de coletar dados tem revolucionado mercados. Mas o chamado big data não tem valor tão somente pela quantidade de dados disponíveis, mas o que se pode fazer com eles.
A evolução do big data na sociedade já resultou em muitos casos de sucesso, como o sistema de recomendações aplicado por empresas como Amazon e Netflix. A certeza é de que este movimento impulsionará a inteligência artificial e suas machine learning, gerando o emprego de novas funções e habilidades no mercado digital. Inclusive nas empresas de
educação, seja EAD, presencial ou corporativa.
Big data e empregabilidade na IES
O setor educacional virou um negócio rentável no Brasil. Especificamente o ensino superior, que tem gerado, em média, maior retorno sobre os investimentos.
Para garantir a sustentabilidade financeira – e mesmo de imagem – das instituições, os gestores têm investido forte em ações e programas de empregabilidade aos alunos.
Faz sentido. Vale lembrar que 85% das carreiras que existirão em 2030 sequer foram inventadas, portanto, garantir que os alunos adquiram habilidades que os tornem empregáveis é essencial às IES (instituição de ensino superior).
Uma crescente demanda no mercado de trabalho é o de pessoas adaptáveis e, principalmente, que aprendam a aprender. Essa é outra importante responsabilidade das instituições de ensino, seja EAD ou presencial: treinar as competências dos estudantes, equilibrando a construção técnica com um pensamento crítico mais geral e habilidades de comunicação.
É neste caminho que a análise de dados e a inteligência artificial se encontraram. Juntos, elas criam um novo mindset educacional. As salas de aulas são digitais e podem avaliar, em tempo real, as interações com os demais alunos. A partir de sofisticadas análises das informações e algoritmos, o software delimita o alcance do conhecimento e pode proporcionar pequenas recompensas durante a trajetória da aprendizagem, até mesmo na educação corporativa.
O dilema desse novo mundo é: olhar para o futuro à procura de oportunidades educacionais emergentes ou apenas fazer inovações moderadas que pareçam criativas?Como os oceanos, os dados são imensos, cheios de campos inexplorados. Muita tecnologia nem existe ainda. Mas aqueles que já apostaram no novo recurso do milênio têm colhido ótimos resultados.
Coreia do Sul e Finlândia são exemplos disso. Em tese, a educação digital, seja no ambiente corporativo ou instituições de ensino, é um caminho sem volta. E quanto mais a sonegarmos da nova geração, menos os jovens estarão preparados para o mercado de trabalho do futuro.
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Este texto foi escrito por Marcelo Ferreira, que é formado em comunicação, com pós em tecnologia para negócios virtuais e mestrando de novas tecnologias digitais aplicadas na educação. Tem mais de 20 anos de carreira, atuando em grandes players de saúde e educação e oferece consultoria em ensino digital e
mentoria de carreira.
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