Adaptive Learning como solução em Educação Corporativa

Equipe estudando junto, usando o Adaptive Learning na Educação Corporativa

 

“Tempo é dinheiro” é um jargão que, de tão repetido, parece que perdeu valor. Entretanto, essa é a frase que ainda hoje melhor representa o cotidiano de uma empresa. É também um dos motivos pelos quais muitas corporações ainda barram estratégias brilhantes de desenvolvimento de equipe: alguns gestores veem a prática como um gasto de tempo que a empresa não tem.  Por estarem focados exclusivamente no tempo, falham em perceber a eficiência de algumas metodologias de desenvolvimento de equipe, como o Adaptive Learning ou outras trilhas de aprendizagem.

 

Mas, de fato, a prática nos mostra que capacitar continuamente colaboradores é o principal diferencial de um negócio moderno. A complexidade da sociedade em que vivemos e a rapidez da evolução do mercado torna quase impossível deixar o diferencial competitivo das organizações unicamente nas mãos de produto ou de preço.

 Leia também o artigo: A importância da educação continuada para empresas

É neste contexto que o Adaptive Learning ganha cada vez mais espaço no campo da Educação Corporativa. Em poucas palavras, Adaptive Learning direciona a abordagem de aprendizado com base em dados. Uma técnica eficiente, efetiva e 100% personalizada  e que, apesar de todas as vantagens, não é necessariamente cara ou demorada. É apenas uma forma disruptiva de pensar no desenvolvimento do colaborador.

 

Bons gestores sabem os pontos fortes e fracos da sua equipe e podem encontrar no Adaptive Learning uma ferramenta para otimizar todo o processo de desenvolvimento. Assim, ninguém precisará dedicar tempo e energia para aprender algo que já domina, ou que não precisará aplicar a curto prazo. Em vez disso, cada membro do time terá atividades de desenvolvimento diferentes, focadas nos pontos nos quais precisam melhorar.

 

Claro que cada empresa tem uma realidade e um perfil a ser estudado. Enquanto em algumas, o Adaptive Learning pode ser implantado com Educação a Distância, em muitas outras, um modelo híbrido de ensino pode ser o ideal, em que treinamentos presenciais e a distância são combinados. Além disso, trabalhar com objetos de aprendizagem desenvolvidos especialmente para o perfil do colaborador e setor de atuação da empresa são extremamente necessários para o sucesso desta metodologia de educação continuada. É uma técnica simples, mas que exige expertise na implantação.

 

Assinatura Norton Moreira - Especialista em educação a distância e gestão do conhecimento. CEO da DTCOM.

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Rolar para cima
Rolar para cima