5 palavras-chave para uma Educação a Distância de qualidade em 2019

5 palavras-chave para um Ensino a Distância de qualidade em 2019

O começo de um novo ano é sempre um bom motivo para avaliar o que se fez e decidir o que se pretende alcançar. Pensando nisso, reunimos neste post uma lista com as palavras-chave que merecem atenção em 2019 entre os gestores de instituições e coordenadores de cursos de Educação a Distância.

Planejamento

Esta é a palavra-chave número 1 para quem busca mais sucesso com a Educação a Distância. Não dá para investir sem refletir e sem saber ao certo que objetivo deseja atingir. No planejamento é que a instituição pode decidir adotar ações mais inovadoras que certamente vão surpreender os alunos e até abrir novas oportunidades para a própria instituição.

O bom do planejamento é que faz com que gestores e coordenadores parem e avaliem o que está sendo oferecido. Isso pode tirá-los da zona de conforto, que oferece mais do mesmo e não apresenta nada de novo.

Inovação

Diretamente ligada ao planejamento, pode-se dizer que inovação é uma palavra-chave obrigatória no mercado de EAD. Mas ainda é possível inovar na oferta de cursos, nos materiais didáticos e na relação com os alunos? Com certeza, dá para inovar. Basta estar aberto ao novo e também à experimentação.

Inovação em Educação a Distância

Novas tecnologias e novas plataformas, como a WayCO e as Disciplinas Digitais, da DTCOM, já estão à disposição de quem deseja oferecer algo de novo e que, acima de tudo, possa ser capaz de atrair novos alunos e reverter positivamente as taxas de evasão. Quem ainda não inseriu a inovação em sua rotina de gestão de cursos a distância, a sugestão é começar analisando com mais profundidade o uso das redes sociais.

Interação

Estabelecer uma maior interação com os alunos, que até possa fugir do protocolar, é uma palavra-chave essencial para quem deseja ser mais assertivo na oferta de cursos e novas disciplinas. Também no mercado de EAD as chances de sucesso aumentam consideravelmente quando se conhece mais sobre o comportamento dos alunos e, principalmente, os loops de hábito de consumo de informação.

Os loops de hábito identificam a forma como o consumidor é despertado para suprir um anseio, seguindo uma rotina para alcançar uma determinada recompensa. O desafio é entender a deixa, o ponto de partida para o consumo, e propor novas rotinas. Com uma interação maior com os alunos, a instituição pode ter mais pistas sobre como pode estar mais presente no consumo de informação vinculada ao curso.

Conteúdo atrativo

Pode-se dizer que conteúdo atrativo é a soma das três palavras-chave citadas anteriormente. O que se planeja, o que se inova e o que se ganha com mais interação resulta na construção de conteúdo mais atrativo. Portanto, pense sempre na ideia de que é preciso conquistar a atenção do aluno que está inserido num ambiente onde é “bombardeado” por uma enorme quantidade de informação.

Conteúdo Atrativo para Educação a Distância

Fica muito fácil para ele dispersar, trocar a tela do material didático pela tela do smartphone, por exemplo. O melhor exemplo disso é o curso usar ferramentas e plataformas que não sejam responsivas, isto é, que não funcionem de forma amigável no smartphone.

Assim, o melhor é estabelecer todos os esforços no sentido de oferecer um conteúdo que seja mais dinâmico, menos estático e que tenha mais a ver com os interesses e hábitos dos alunos.

Investimento em Educação a Distância

Por fim, a palavra-chave da Educação a Distância para 2019 é investimento. Não são poucos os motivos para uma instituição investir mais no próprio ano. O principal é que a tendência é de crescimento do mercado de Educação a Distância nos próximos anos. E se quiser tirar proveito disso, é preciso estar preparado para atender o aumento na demanda.

Sendo assim, dentro do planejamento, pode-se prever investimentos em menor escala, mexendo em áreas específicas, ou até avaliando mudanças mais radicais incluindo troca da plataforma, adotando um outro ambiente virtual mais compatível o que se pretende criar e oferecer em termos de conteúdo atrativo e inovar. E não se pode perder de vista a ideia de que o investimento deve ser estratégico, sendo decisivo para gerar melhor custo-benefício, reduzir o valor das mensalidades, mas aumentar o número de alunos matriculados.

Deseja começar 2019 com uma nova perspectiva para o seu curso de Educação a Distância? Converse com o time de especialistas da DTCOM.

Rolar para cima
Rolar para cima