Mindset Digital e a Educação Corporativa da sua empresa

Mindset Digital e a Educação Corporativa da sua empresa

Os conceitos e ideias em torno da transformação digital já fazem parte da rotina de empresas e empreendedores. Todos que captaram o cenário de mudança e a necessidade de rever processos e agir de forma mais assertiva com o auxílio da tecnologia estão alguns passos à frente dos concorrentes que ainda operam em “modo analógico”. Para ter esta vantagem competitiva, uma nova mentalidade passou a ser transmitida pelos líderes para os colaboradores contribuindo para o desenvolvimento de um Mindset Digital.

O Mindset Digital

Mindset é um conceito que está em evidência. Basta ver a quantidade de autores e especialistas que vêm tratando do assunto nos últimos anos em livros, palestras e artigos. O interesse se justifica. Afinal, por que não configurar a mente para rever crenças e obter benefícios entre os quais melhor qualidade de vida e mais bem-estar?

O Mindset Digital tem um propósito semelhante – o da configuração da mente -, mas focado no ambiente de trabalho e compreendendo a tecnologia como essencial para impactar positivamente na rotina e nos resultados.

O Mindset Digital tem um propósito da configuração da mente

Ou seja, o Mindset Digital leva a uma nova mentalidade, uma nova forma de pensar e agir mais conectado a ferramentas tecnológicas e sabendo lidar com um grande manancial de informações a todo momento. Por isso, mais agilidade e maior produtividade costumam ser as palavras-chave para definir os ganhos dos colaboradores que trabalham levando em consideração o modo como a tecnologia pode beneficiá-los na execução de suas tarefas.

Mais agilidade: é muito mais rápido reunir informações para tomar decisões importantes.

Mais produtividade: com tecnologia se faz mais em menor tempo.

Qual a relação entre Mindset Digital e Educação Corporativa

Certamente, o Mindset Digital contribui para que a empresa tenha colaboradores mais estimulados para identificar soluções criativas ou propor ideias inovadoras. Isso é essencial nos dias de hoje em que a análise de dados faz grande diferença no desenvolvimento de projetos e até de propostas.

O uso da tecnologia, por exemplo, praticamente provocou uma revolução no trabalho de prospecção de vendas. Os telefones ou o envio de mala direta no escuro caiu em desuso porque hoje é possível filtrar e qualificar melhor as informações de potenciais clientes com a ajuda de plataformas de Big Data.

Por conta disso, as ações de Educação Corporativa também passam a se voltar para o Mindset Digital. Na prática, a relação entre o Mindset Digital com as ações de Educação Corporativa pode ocorrer de duas formas.

1) Desenvolver o Mindset Digital

Na primeira, a empresa pode usar sua plataforma de Educação Corporativa com foco no desenvolvimento do Mindset Digital. Podem ser elaboradas atividades que visem a criação de uma nova mentalidade, destacando a importância da tecnologia, mas focando na possibilidade de que o colaborador possa desenvolver competências e habilidades para trabalhar com Big Data, por exemplo, como citado acima.

Desenvolver o Mindset Digital

Uma primeira iniciativa, neste caso, pode ser a produção de um conteúdo base sobre o assunto e acompanhado de uma avaliação que possa medir em que nível encontram-se os colaboradores em termos de mentalidade com foco digital. A partir disso, pode-se estruturar um conteúdo mais amplo, eventualmente direcionado por áreas e pelo estágio em que cada colaborador se encontra.

2) Espírito inovador

Na segunda forma, as ações de Educação Corporativa podem tirar proveito de um time com Mindset Digital bem desenvolvido para “avançar algumas casas”, como num jogo de tabuleiro. O foco é agregar mais ferramentas tecnológicas como instrumentos de aprendizagem e, ao mesmo tempo, trabalhar competências e habilidades que possam estimular o espírito inovador pela própria familiaridade dos colaboradores com o universo digital.

Isso inclui coleta e qualificação de dados, análise de cenários, bem como a possibilidade de testar ideias de produtos e serviços com mais facilidade a partir de modelos de negócios inovadores e de plataformas gratuitas.

Como está o Mindset Digital dos colaboradores da sua empresa? Compartilhe conosco e conte como isso impacta no dia a dia.

Rolar para cima
Rolar para cima