Educação Corporativa: O papel do gestor e o papel do colaborador

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O sucesso de um projeto de Educação Corporativa é decorrente de uma série de fatores. Mas passa certamente pela liderança e empenho do gestor da empresa e pelo interesse e engajamento dos colaboradores. As duas pontas do processo têm papéis fundamentais em todas as etapas de construção não apenas de uma rotina, mas sim de uma cultura de aprendizagem e de busca do conhecimento para o desenvolvimento de competências e habilidades.

Pensando sob este ponto de vista e tendo como objetivo a implantação de um projeto de Educação Corporativa com uso de uma plataforma de Educação a Distância, listamos os principais papéis do gestor e do colaborador. São indicativos das responsabilidades que cada um precisa assumir para que o investimento de recursos e de tempo não sejam em vão. Muito pelo contrário, que impacte no dia a dia da empresa e gere os resultados esperados.

 

O papel do gestor na Educação Corporativa

O papel do gestor na Educação Corporativa

Definir objetivo – Em relação ao papel do gestor, a primeira providência que deve tomar é em relação ao objetivo que se deseja alcançar. Não faz sentido iniciar um projeto de Educação Corporativa sem ter com clareza o que se pretende conquistar. Por exemplo, em muitos casos, a empresa decide dar uma guinada, segmentar sua atuação, investir em outros produtos e mercados. Não se faz isso da noite para o dia nem de forma improvisada.

O desenvolvimento de novas habilidades pode ser essencial para o sucesso da mudança. E só por isso, já é possível vislumbrar o caminho que será necessário seguir para capacitar melhor a equipe.

Buscar as melhores soluções – Outro ponto que o gestor deve se ocupar é a busca pelas melhores soluções para a implantar um projeto de Educação a Distância dentro da empresa. Muitos itens podem ser considerados neste caso, mas nunca somente o custo da ferramenta. É o custo-benefício de todo o pacote, incluindo as funcionalidades, a qualidade do material didático e a própria expertise do fornecedor.

Deve-se se levar em conta as tendências e os hábitos de consumo de informação nos dias de hoje muito concentrado no smartphone. Por isso, esta etapa é uma das mais importantes decisões que o gestor precisa tomar sobre o projeto de Educação a Distância. Está preparado?

Envolver a equipe – Na sequência, cabe ao gestor buscar formas de gerar não só o interesse, mas sim o engajamento de todo o time de colaboradores. É uma decisão da empresa investir em EAD, mas é importante ter a participação de todos desde o início do processo. Por isso é importante criar rotinas para ouvir a opinião da equipe até para identificar possíveis necessidades que as aulas poderão suprir. Ou seja, conhecer mais sobre o colaborador aumentam consideravelmente as chances dos treinamentos serem mais assertivos e atenderem de fato as demandas mais urgentes da empresa.

Como bônus da tarefa de envolver a equipe, o gestor, ao aproximar mais os colaboradores do projeto, poderá também identificar lideranças essenciais para o sucesso do treinamento. Os líderes poderão atuar com múltiplas funções no processo de implantação do projeto de Educação Corporativa, começando por reforçarem o estímulo para que todos estejam engajados com a ideia de aprender e se desenvolver profissionalmente. Mas podem ir além e também assinalarem possíveis entraves e necessidades de mudanças em materiais, formatos e na própria plataforma de EAD, sempre de olho no objetivo do projeto.

 

O papel do colaborador na Educação Corporativa

O papel do colaborador na Educação Corporativa

Compreender a importância do projeto – Nos casos em que a equipe é chamada para colaborar desde o início fica mais fácil de compreender a importância de um projeto de Educação Corporativa. Quando não há esse envolvimento direto, é mais difícil, mas não impossível de haver essa compreensão.

O argumento principal é que o resultado final será bom para a empresa, mas o treinamento será importante principalmente para a formação do próprio colaborador que tem a chance de se reciclar e se tornar um profissional melhor e talvez até com perfil mais desejado pelo mercado. É papel dele, portanto, ter a noção dos benefícios e usar isso como estímulo quanto à sua participação efetiva na assimilação do conteúdo e na resolução de exercícios.

Dar feedbacks – Com a equipe consciente da importância do treinamento certamente haverá um comprometimento muito maior com o projeto como um todo. E isso impacta diretamente na rotina relacionada às atividades das aulas, mas abre também para que o colaborador – mesmo sem uma posição de liderança definida – possa contribuir efetivamente com o processo fornecendo feedbacks valiosos.

Dependendo do grau de comprometimento isso não precisa nem ser estimulado ou virar uma obrigação “por decreto”. Espontaneamente o colaborador pode e deve compartilhar opiniões e experiências em relação a todo o processo, da praticidade do ambiente à qualidade do material didático, passando inclusive pelos temas abordados. Especialmente nos projetos de Educação Corporativa recém-iniciados este pode ser considerado o papel principal do colaborador.

Colocar em prática o que aprende – Por fim, o colaborador tem outro papel que pode ser um divisor de águas no projeto de Educação Corporativa – e esta é a sua maior responsabilidade, seja em um projeto novo, seja em um já em andamento. É ele quem tem a missão de aplicar na prática aquilo que ele está aprendendo. E o resultado pode ser a confirmação de que a empresa acertou em todas as escolhas feitas e ações implantadas (sob o papel do gestor).

Mas pode indicar também que algo precisa melhorar. Isto é, o conteúdo incluído no material didático pode não ter a conexão necessária com o dia a dia da empresa. Pode-se sugerir determinadas ações de pré-vendas, por exemplo, e isso não fazer a menor diferença no momento de contato com potenciais clientes. E cabe ao colaborador o papel de identificar e apontar o que precisa ser corrigido com base em experiências práticas.

Quer saber mais sobre como implantar um projeto de Educação Corporativa com EAD na sua empresa? Consulte os especialistas da DTCOM.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Cadastre-se na nossa Newsletter

Aceito receber e-mails da DTCOM. Não se preocupe, não enviaremos spam.

Deixe uma resposta