Educação Corporativa: 3 dicas para inserir EAD na rotina da empresa

Educação Corporativa: 3 dicas para inserir EAD na rotina da empresa

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O calendário de eventos corporativos é cada vez mais variado. Há sempre algum congresso ou palestra sendo realizado com enfoque nos diferentes aspectos da gestão de negócios. A presença do público nestes eventos é um indicativo de que a busca por mais conhecimento e melhor capacitação está na ordem do dia nas empresas brasileiras. E neste cenário, inserir EAD na rotina da empresa passa a ser uma decisão estratégica que faz a diferença porque não dependerá de terceiros (promotores de eventos) para promover treinamentos da equipe e poderá fazê-lo de forma personalizada, conforme as competências e habilidades que deseja aprimorar.

Além disso, quando anuncia que investirá em Educação Corporativa, a empresa ganha muitos pontos junto aos colaboradores. É uma forma de motivação porque o que é ensinado contribui também no desenvolvimento pessoal de cada profissional.

E mais: ao inserir EAD na rotina da empresa, o gestor e sua equipe passam a contar com um ambiente de aprendizado que também é um ambiente de referência com materiais didáticos que podem ser acessados em diferentes ocasiões. Ou seja, sempre que houver necessidade, diante de uma situação específica, a equipe poderá acessar a plataforma de EAD e conferir conteúdos que possam gerar insights para chegar a uma solução para determinado problema.

 

Como se vê, inserir EAD na rotina da empresa pode trazer múltiplas vantagens.

Mas o que levar em conta para que a implantação de um projeto de Educação a Distância seja um sucesso?

 

Objetivos claros

Objetivos claros

A primeira dica para quem deseja inserir EAD na rotina da empresa é direta: por que quer investir em Educação a Distância? Sim, antes de mais nada, tenha com clareza qual ou quais objetivos pretende alcançar com EAD. Quer segmentar sua atuação? Quer melhorar a produtividade? Quer aumentar as vendas? Quer ingressar em um novo mercado?

Com os objetivos definidos, fica mais fácil partir para o planejamento para contratação da plataforma de EAD e escolha de materiais didáticos e ferramentas de aprendizado. Mas lembre-se sempre que o sucesso de um projeto de Educação Corporativa depende também de continuidade. O aprimoramento é constante mesmo que o objetivo seja para “atacar” uma questão pontual (entrada num novo mercado, por exemplo).

 

Planejamento

No planejamento, a missão de inserir EAD na rotina da empresa passa a envolver ações mais práticas. A dica é buscar referências. Pesquise fornecedores de EAD com experiência no setor corporativo (veja os cases da DTCOM, por exemplo). Considere até fazer benchmarking. Não tenha receio de pesquisar projetos de Educação Corporativa de concorrentes, mas lembre-se: isso serve como referência e não para copiar e colar o mesmo projeto. Cada empresa tem sua cultura e suas necessidades.

Lembre-se de estabelecer prazos e levantar orçamentos para implantação de um ambiente virtual. Importante considerar que o conteúdo das aulas poderão ser acessados por smartphone. E isso deverá constar nas conversas com fornecedores de plataforma e de conteúdo para EAD. Oferecer um sinal de wi-fi de qualidade dentro da empresa também é um ingrediente que não pode ficar de fora na hora de planejar a infraestrutura necessária para inserir a educação a distância na empresa.

 

Engajamento e feedbacks

Engajamento e feedbacks

A participação dos colaboradores é essencial desde o início do projeto. É um erro querer inserir EAD na empresa sem envolver a equipe e saber de cada funcionário (ou das lideranças de cada setor) quais competências e habilidades sentem maior necessidade de desenvolver. Isso dará pistas para o que a empresa poderá vir a oferecer em seu projeto de Educação Corporativa. Mas também transmitirá uma ideia de pertencimento, de que os colaboradores são de fato parte daquele iniciativa e não a veem como algo imposto ou porque são incompetentes.

Após a implantação do projeto de EAD, a “tabelinha” com os colaboradores precisa continuar. Isso é feito com a abertura de canais e momentos específicos para que todos possam compartilhar seus feedbacks a respeito do projeto (o que pensam sobre os conteúdos, como está funcionando a plataforma, como está o acesso via smartphone…). Essa interatividade contribui para que o treinamento à distância atinja seus objetivos, torne-se um processo cada vez mais eficiente, mas que também seja de fato parte da rotina de todos na empresa.

 

Precisa de ajuda para inserir EAD na rotina da sua empresa? Consulte a DTCOM.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Cadastre-se na nossa Newsletter

Aceito receber e-mails da DTCOM. Não se preocupe, não enviaremos spam.

Deixe uma resposta