Comunicação corporativa,

Comunicação corporativa: 5 ideias para produção e gestão de conteúdo

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O investimento em comunicação corporativa deve estar entre as prioridades de empresas que desejam melhores resultados em seu ramo de atuação. É o que ajuda a estreitar o relacionamento com seu público, ampliando o alcance de sua marca, e a engajar ainda mais seus colaboradores com ações eficazes de endomarketing. Para isso, precisam decidir não somente quanto pretendem investir, mas também analisar o tipo de conteúdo que será produzido, quais plataformas serão usadas e como será tudo gerenciado dentro de toda a estratégia.

 

Neste contexto, o que é possível fazer?

Comece pelas ideias que compartilhamos a seguir para a produção e gestão de conteúdo.

 

Produção de conteúdo temático e segmentado

A comunicação corporativa não pode ser feita de qualquer maneira nem apenas para cumprir tabela. Devem ser estudada e analisada todas as suas possibilidades e benefícios. Isso passa necessariamente por trabalhar de forma focada, começando pela definição do tipo de conteúdo que será produzido.

A melhor ideia é desenvolver conteúdo temático e segmentado para que crie uma conexão e seja assimilado com maior interesse pelo público-alvo, seja ele interno ou externo. Isso vale, por exemplo, para eventos online e ações como a programação de uma TV Corporativa. Evitar conteúdo generalista é essencial porque dificulta a diferenciação e o próprio vínculo com a marca.

 

Integração da comunicação corporativa com ações de EAD

No caso da comunicação corporativa, um ingrediente que pode e deve ser explorado é a integração com as ações de EAD. Ou seja, pode-se criar conteúdos que sejam complementares para o que é aplicado no material didático. Manter esta ligação é benéfica para as duas partes. É uma forma de valorizar tanto o que se ensina quanto o que se comunica.

Esta ideia pode ser colocada em prática de forma simples. Começa pelo envolvimento das equipes de EAD e de comunicação. Esta interação levará à criação de conteúdo integrado, com os canais de comunicação reforçando o que é destacado no material das disciplinas com produção de notícias, lembretes, animações e jogos.

 

Comunicação Corporativa

 

Criação de canais colaborativos

O avanço das redes sociais tornou os usuários protagonistas no ambiente digital. E isso pode ser explorado como um componente importante para criar laços numa estratégia de comunicação corporativa. Por isso, pode-se criar conteúdos e adotar canais que tenham o propósito de atrair e conquistar o público. Ele se sente valorizado quando é estimulado para compartilhar suas ideias em formato de texto, foto e vídeos.

Esta contribuição traz benefícios importantes como o aumento no conteúdo e no alcance (quem produz costuma compartilha em sua rede de contatos). Mas o principal é a identificação de outras pessoas (clientes ou colaboradores) com o que está sendo dito, criando momentos de empatia que fazem grande diferença em tempos de tanta exposição de marcas como se vive hoje.

Uso de multiplataformas

Ao observar os hábitos de consumo de informação e de conhecimento, a empresa poderá ter maiores certezas sobre como deve pensar sua estratégia de comunicação corporativa. Redes sociais, smartphone e streaming, por exemplo, devem estar entre as plataformas mais usadas, vide o sucesso de Instagram, WhatsApp e Netflix, respectivamente.

Sendo assim, a ideia para uma comunicação corporativa eficiente é adotar multiplataformas, com foco tecnologia (no mobile, por exemplo, já em alta no EAD), mas também sem desprezar os chamados “meios tradicionais”, como folders e informativos, dependendo dos objetivos e do perfil do público a ser alcançado, além das próprias características da empresa e do setor em que atua – varejo, indústria ou serviços.

 

Uso de infraestrutura de qualidade comprovada

Para que a gestão do conteúdo da comunicação corporativa seja eficiente a preocupação com a infraestrutura técnica não pode ficar em segundo plano. Pelo contrário, precisa ser priorizada. A ideia é que seja adotada uma infraestrutura de qualidade que permita a produção e a propagação do conteúdo produzido.

O melhor exemplo disso é a decisão de investir em eventos online como carro-chefe numa estratégia de comunicação corporativa. Para que funcione, deve-se garantir uma estrutura que garanta uma transmissão de qualidade, sem quedas nem travamentos. O público não costuma perdoar falhas assim. E para não desperdiçar esta oportunidade de encantamento, com conteúdo de interesse e utilidade, melhor prevenir de qualquer chance de dar algo errado, certo?

 

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Assinatura Redação

 

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