Tendências na Educação Corporativa para 2019

Tendências do Ensino a Distância na Educação Corporativa em 2019

2019 começou repleto de expectativas em relação aos rumos da economia brasileira, o que deixou a maioria das empresas animada diante da possibilidade de uma retomada do crescimento. Só a conjuntura econômica projetada já seria motivo suficiente para que o investimento em Educação Corporativa, via plataformas de Ensino a Distância, estivesse em pauta para desenvolver competências e habilidades de olho nas oportunidades que surgirão.

Mas há também a transformação digital, cada vez mais consolidada e que exige das empresas uma gestão muito mais dinâmica e ágil. E isso só é possível de alcançar com treinamento, muito treinamento, para que a equipe de colaboradores possa executar suas tarefas ao mesmo tempo em que está preparada para uma mudança de rumo provocada pelo mercado.

Partindo deste cenário de otimismo na economia e de constante transformação, listamos a seguir tendências que farão a diferença na Educação Corporativa em 2019. Algumas das tendências são comuns à Educação Acadêmica, mas agregam outros elementos quando aplicadas nas empresas, sempre visando a melhor capacitação dos colaboradores.

 

Destacamos 3 tendências que não podem ficar de fora dos treinamentos corporativos

Blended Learning para focar e otimizar tempo e recursos

Para entender a importância do Ensino Híbrido ou Blended Learning, basta dizer que o modelo surgiu no ambiente corporativo e passou a ser adotado posteriormente na Educação Acadêmica. Por isso, se a empresa já tem uma cultura de aprendizagem, mas ainda não investe em Ensino Híbrido, a hora é agora.

Blended Learning para focar e otimizar tempo e recursos

Ao aliar o ambiente virtual do Ensino a Distância com atividades presenciais como palestras de engajamento, aulas práticas e outros, um modelo de Ensino Híbrido é o ideal especialmente quando há necessidade de executar tarefas mais técnicas que pedem um treinamento muito mais focado na prática. E mais: também ajuda a personalizar ainda mais o treinamento, além de otimizar tempo e recursos, sem contar a maior integração entre os colaboradores nos momentos presenciais, o que favorece a troca de experiências e conhecimento.

 

Social Learning gera interação para maior aprendizado

Por falar em interação e troca de experiências e conhecimento, o Social Learning é outra das tendências fortes para 2019 na Educação Corporativa com Ensino a Distância. Ainda em 2018, o blog da DTCOM já antecipava que “nenhuma estratégia de educação corporativa é completa nos dias de hoje sem a inclusão do aprendizado social ou Social Learning no pacote”.

Para isso, deve-se levar em conta o conceito criado na década de 1970 por Albert Brandura, baseada na ideia de que a observação de outras pessoas, com a consequente interação, contribui para o aprendizado. Mas também o quanto o uso da tecnologia, a partir do uso de ferramentas como Facebook, Instagram e WhatsApp, pode reforçar o compartilhamento de informações e isso ajudar a complementar o que é apresentado nos materiais de cada treinamento.

Ou seja, cabe a empresa estimular seus colaboradores para que interajam mais entre si para que possa, juntos, ampliar a assimilação de novos conteúdos.

 

Mobile Learning, conteúdo na palma da mão

A empresa que nos dias de hoje oferece Educação Corporativa para acesso apenas no desktop ou computador de mesa precisa urgentemente rever seus conceitos. A tendência é que o treinamento dos colaboradores ocorra cada vez mais na palma da mão. Ou seja, com conteúdos que sejam acessados facilmente nos smartphones e que adotam também formatos e linguagens compatíveis e até consagradas nas plataformas mobile como games, testes online, memes e vídeos curtos.

Mobile Learning, conteúdo na palma da mão

O mobile learning ou aprendizagem móvel, associado ao microlearning, tende a crescer à medida em que crescem também o número de usuários de smartphone. E não só isso: a medida em que aumenta também o tempo que os brasileiros passam conectados – ou quase “vidrados” – na tela de seus celulares. Por exemplo, o Brasil já é quinto país em uso diário de smartphones, segundo relatório Estado de Serviços Móveis, elaborado pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis App Annie, considerando um dos mais completos do mundo.

Em 2018, levando em conta dados de clientes de celulares com sistema operacional Android, os brasileiros passaram mais de três horas por dia usando seus aparelhos. Pelo relatório, a partir dos dados sobre download de aplicativos, há um grande interesse em consumir vídeos e áudios, além de interagir em redes sociais – o que indica a porta por onde as empresas podem entrar para conquistar a atenção de seus colaboradores e deixá-los preparados para encarar novos desafios.

 

Deseja saber mais sobre conteúdo EAD para a Educação Corporativa da sua empresa? A DTCOM tem as ferramentas certas para lhe ajudar. Fale conosco.

Rolar para cima
Rolar para cima