Esqueceu sua senha?

Portal Competência

9 de janeiro de 2015
Jorge Matos


Você sabe o que diferencia profissionais de sucesso?

As transformações pelas quais o mundo passa exigem novas posturas de profissionais das mais diversas áreas.

Você sabe o que diferencia profissionais de sucesso?

Estudos realizados pela ETALENT indicam que, a cada dia, acionistas e executivos, em todos os níveis, querem algo bem claro de cada profissional: geração de resultados em padrões adequados de quantidade, qualidade e oportunidade.

O significado de resultado que falamos por aqui deve ser entendido como econômico, social, imagem, financeiro, social etc. E isso não está acontecendo em patamares esperados. A produtividade dos brasileiros se comparados com as dos americanos não chega a 20%.

A situação pode parecer alarmante, mas deve ser encarada como um ótimo desafio por todos nós. Afinal, existe sim uma solução. O cristão diz que não há salvação fora da Igreja. O kardecista, fora da caridade. Para nós, não há sucesso fora do autoconhecimento.

Isso porque, ao descobrir o seu verdadeiro Talento e seus pontos fortes e fracos, o profissional torna-se apto a buscar os melhores caminhos na construção de um futuro mais saudável e bem-sucedido, apoiado pela criação de um Plano de Desenvolvimento que o guiará na busca pela transformação.

Gosto sempre de ressaltar um dos grandes ensinamentos do mestre Peter Drucker: “mais arriscado do que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”. Fecho este artigo, então, com uma importante reflexão para o novo ano que está por vir: você está preparado para as mudanças?



Jorge Matos

Mestre em Gestão Empresarial pelo ISCTE / FGV e formação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco - FESP-UPE. Atuou como Executivo do Grupo Accor, Grupo Industrial João Santos e IT Companhia Internacional de Tecnologia e executou diversos projetos nas áreas de Gestão Empresarial, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Gestão de Mudança e Educação, Vendas e Atendimento para empresas. Atualmente, é Presidente da ETALENT, Professor da FGV e Autor do Livro Talento Para a Vida.