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Portal Competência

9 de setembro de 2014
Recursos Humanos


Você conhece a organização onde trabalha?

O que o RH precisa entender sobre os negócios da sua empresa

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Não basta ao profissional de RH buscar formação acadêmica aprofundada ou conhecimento técnico amplo na sua área. Quem deseja ter uma atuação relevante na empresa onde trabalha precisa garimpar informações cruciais sobre esta organização. Por exemplo: você conhece a história dos fundadores?, entende a atividade da concorrência?, sabe quais são as metas para os próximos anos?

Para a especialista em Gestão Estratégica de Negócios, Mônica Costa, todo o profissional de RH precisa estar apto a responder as questões acima sem hesitar. “Não precisa ser apenas diretor de RH, pode ser gerente ou até auxiliar. Se a pessoa quer fazer a diferença de maneira estratégica na área de gestão de pessoas, é fundamental entender a empresa de forma ampla”, declara.

No que diz respeito ao histórico da organização, Mônica acentua que tal conhecimento fará com que o RH compreenda por que algumas culturas e pensamentos imperam na empresa e como lidar com eles: “desta forma, também poderá ajustar e definir com propriedade a identidade da empresa, sua missão, visão e valores – ação indispensável ao responsável pela gestão de pessoas”.

O cenário econômico, social e político onde a organização atua, o mercado que domina e a concorrência também precisam ser estudados pelo RH que deseja ter uma atividade estratégica dentro da empresa.

Para Mônica, ao gestor de pessoas têm sido atribuídas tarefas cada vez mais complexas, como a gestão da qualidade, a comunicação interna e até o atendimento ao cliente, tornando suas responsabilidades e necessidade de aprofundamento nos negócios ainda maiores.

A gerente de RH e Mestre em Gestão Humana e Social nas Organizações, Danielle Beltrão, também defende que o gestor de pessoas deve sair do seu local de conforto para estar a par sobre a empresa onde trabalha.  Para ela, um dos grandes empecilhos para o desenvolvimento do setor de RH é a acomodação de seus profissionais.

Conhecer o planejamento estratégico da empresa é essencial. É preciso se aproximar da diretoria e das principais áreas de decisão da organização, negociando, inclusive, autorização para estar presente em reuniões de negócios, por exemplo”, orienta Danielle Beltrão, que trabalha na área de RH da Ferrero no Brasil.

A gerente ainda acentua que conhecer o negócio da empresa nas suas mais diferentes esferas é crucial para deslanchar a carreira de um profissional de recursos humanos. Isto porque dá credibilidade ao gestor de pessoas e demonstra que ele é competente para se tornar um parceiro de negócios.

 

Saiba mais:

Matéria “Um RH que faz a diferença”

 

Matéria “Como se tornar um RH de sucesso”

 



Redação, Portal Competência