Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de agosto de 2013
Eduardo Shinyashiki


Viva o equilíbrio, apesar das turbulências

Estamos na direção certa? Estamos indo ao encontro de nossos objetivos?

Viva-o-equilibrio,-apesar-das-turbulencias

Dia a dia corrido, muitas tarefas e pressão de todos os lados. O mercado de trabalho tem essa faceta. O resultado, muitas vezes, é entrar no “piloto automático”. Estamos na direção certa? Estamos indo ao encontro de nossos objetivos? Essas questões devem ser frequentes para não nos perdermos no meio do caminho, consequência natural do estresse que a rotina nos leva.

Nesse contexto, é comum, inclusive, perdermos a percepção do significado do que estamos fazendo e esquecermos que, enquanto trabalhamos, vivemos, e que a atividade profissional representa uma parte muito importante da vida. As turbulências são tamanhas que ajustes de direção são contínuos, e uma maior responsabilidade individual em relação à consciência de si mesmo – daquilo que acontece ao redor e do que queremos – é necessária.

Esse é um dos motivos pelos quais reforço a importância da espiritualidade. A prática dela é um caminho para isso, agregando valores como ética, também dando significado às ações e aos objetivos estabelecidos, fortalecendo a cooperação.

Sem tempo para colocar atenção no que estamos fazendo, sentindo e querendo, e até para se questionar e refletir se as nossas condutas automáticas e distraídas se tornaram uma constante na vida, podemos nos encontrar prisioneiros dos hábitos mecânicos e inconscientes que nos fazem viver uma vida em desequilíbrio, afetando negativamente a saúde, a família e a realização.

É normal, em momentos da vida, enfrentarmos situações de dificuldade, angústia e tensão, e são nessas horas que se conectar com a própria espiritualidade e força interior é ainda mais importante para recuperar a confiança no futuro. Isso faz com que não nos deixemos sufocar pelas dificuldades e nos ajuda a manter o foco nos objetivos e nos valores, fortalecendo a convicção de que nós, seres humanos, temos um enorme potencial de recursos a serem descobertos e realizados.

Os estudos e pesquisas sobre os efeitos da espiritualidade, nas suas diferentes manifestações religiosas, foram amplamente estudados, demonstrando que as práticas espirituais modificam positivamente a maneira como o sistema nervoso reage às pressões, permitindo à pessoa enfrentar os desafios mais complexos com sucesso e satisfação.
Elas permitem, inclusive, aumentar a resistência ao estresse, a clareza mental, a capacidade de tomar decisões, diminuir a ansiedade e, consequentemente, melhorar o desempenho profissional e os relacionamentos interpessoais.

Ainda, vale destacar que o equilíbrio na vida depende de quatro pontos: o bem-estar físico, mental, emocional, e espiritual. Quando esses aspectos estão presentes na vida da pessoa, os resultados acontecem, permitindo encontrar a própria “força interior” e a “energia vital” para ajudar no controle do estresse, da insegurança e das incertezas que a pressão do dia a dia, não raramente, gera, com a finalidade de dar um significado mais profundo às ações, além de clareza e precisão nas nossas escolhas.

O desafio do ser humano é equilibrar esses aspectos na vida, buscando se conhecer melhor para superar crenças limitantes, estar centrado nos momentos de turbulência e de desânimo, encontrar sua natureza mais profunda e verdadeira e trazer esta consciência para a sua vida cotidiana de maneira que as circunstâncias e os fatos da vida sejam modificados por uma nova perspectiva de ver e sentir a existência.



Eduardo Shinyashiki

É palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver, A Vida é Um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.