Esqueceu sua senha?

Portal Competência

20 de agosto de 2013
Marcelo Leal


Viva às mulheres vendedoras!!!

Homens tendem a ver uma venda como uma transação. Vão, “caçam” os clientes, tiram o pedido, missão cumprida, próximo!

Viva-as-mulheres-vendedoras

Homens tendem a ver uma venda como uma transação. Vão, “caçam” os clientes, tiram o pedido, missão cumprida, próximo!

Mulheres tendem a ver uma venda como um relacionamento. Vão, buscam entender as necessidades dos clientes, o que os tornarão satisfeitos e trabalham para adequar sua oferta e sua proposta a estas necessidades, a fim de garantir esta satisfação e fixar o relacionamento com o cliente.

Adivinha no mundo de hoje quem pode se dar melhor com vendas?

Não que todos os homens sejam desligados da arte e da consciência de necessidade de cultivar um bom relacionamento, claro. Muito menos que todas as mulheres sejam boas também no perfil traçado acima, mas, em geral, na maioria dos casos que encontramos, é assim.

Quando se fala em Relacionamento com Clientes, os homens tendem a continuar pensando em transações: “Ué, mas no último final do ano eu entreguei o brinde que a empresa fez, aliás acho que tínhamos que ter um brinde melhor”.

Como se o presente mais caro dado para a esposa no Natal fosse compensar todas as reclamações sobre relacionamento que ela tem alertado durante o ano inteiro…

Quando se fala de Relacionamento com Clientes, as mulheres logo têm a compreensão do significado mais amplo de acompanhar, entender os problemas, fazer contatos frequentes, lembrar-se de ocasiões importantes, procurar entender as questões racionais e emocionais da compra e, também, no final do ano, entregar brindes!

Homens de vendas tendem a querer que toda essa parte de relacionamento seja feita por outra área da empresa – o Marketing, de preferência.

Mulheres de vendas sabem que isso é importante para elas, para os clientes, para as vendas futuras e, portanto, para a empresa em que trabalham.

A empresa precisa de um bom esforço para convencer, ensinar e ajudar os homens de vendas a fazer isso, e só precisa criar meios para que as mulheres de vendas façam muito bem esta atividade.

Temos visto (e incentivado) que mulheres entrem em áreas de vendas, mesmo em redutos de vendas masculinos. Os resultados têm mostrado que as mulheres se destacam sem muita dificuldade.



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.