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Portal Competência

22 de julho de 2014
Marcelo Leal


Vender mais é aumentar o volume!

As maneiras de aumentar o faturamento de uma empresa

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Só existem 4 maneiras de aumentar o faturamento de uma empresa:

1. Aumentar o preço dos produtos. Quem consegue, neste mercado cada vez mais competitivo?

2. Aumentar a linha de produtos ou serviços. Isso significa investimentos em desenvolvimento de produtos, estoques, marketing para divulgação, entre outros.

3. Aumentar o número de clientes. Isso significa mais lojas (pontos de distribuição), no caso do varejo, ou troca de ponto (um lugar mais movimentado, por exemplo, para atrair mais pessoas) e significa mais prospecção no caso de vendedores.

4. Aumentar a taxa de conversão. De todos os clientes (ou potenciais clientes) que entram na sua loja ou conversam com seus vendedores, quantos realmente compram?

E ainda há uma quinta opção, claro: fazer um pouco de cada uma destas alternativas.

Mas qual delas é mais fácil, rápido e barata de fazer?

Na ponta do lápis, todo empreendedor ou gestor sabe que são as opções 3 e 4.

Suponha que hoje você fala com dez potenciais clientes, 1 deles compra (conversão de 10%). Se você falar com vinte, 2 vão comprar, suas vendas aumentaram em 100%.

E se você continuar falando com dez clientes mas melhorar a conversão para 2 vendas, suas vendas também aumentam em 100%.

E se você conseguir as 2 coisas? Falar com 20 clientes e sua taxa de conversão for 20% (duas compras a cada 10 conversas): Uau, suas vendas quadruplicam!!!!

Pois é, se é assim, por que todo mundo não faz isso? O que falta?

Falta uma equipe de vendas preparada, afiada, profissional, com objetivos, metas e ferramentas de vendas claras.

Falta compreender bem o negócio, descobrir onde estão as alavancas que possibilitam falar com mais clientes e como melhorar a taxa de conversão.

Falta entender onde estão as principais objeções e como superá-las.

Falta entender os motivos de compra e razões e necessidades na tomada de decisão dos clientes.

Falta um marketing alinhado com as demandas que ajudam os vendedores, atraindo e “aquecendo” os clientes.

Falta uma boa atitude de prospecção da empresa e certamente dos vendedores.

Com conhecimento e trabalho, todos estes itens podem ser tratados e melhorados, mas, em geral, por falta de tempo, correria do dia a dia, priorizações, pressões e tudo o mais que nos “afoga”, a atenção a isso fica de lado.

Aumentar o volume em Prospecção e Conversão são os 2 pilares para aumentar as vendas sem tanto investimento e risco!

Fácil assim!



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.