Esqueceu sua senha?

Portal Competência

14 de março de 2014
Marcelo Leal


Vendedor: Olhos de águia, coração de cordeiro!

Não é fácil ser um excelente vendedor

Olhos de aguia coracao de cordeiro

São muitas as exigências sobre os conhecimentos de um vendedor: conhecer muito bem seus produtos e sua empresa, seus clientes e suas necessidades, seu setor de atuação e como se destacar nele, seus concorrentes e seus pontos fortes e fracos… Ufa!

Maiores ainda são as demandas sobre as atitudes de um vendedor: precisa ser agressivo para não deixar a venda passar, mas sem ser intrusivo a ponto de deixar o cliente desconfortável ou até mesmo irritado; precisa ser paciente e flexível, sem ser mole demais e prejudicar os interesses da empresa na negociação… É tudo um equilíbrio, que muda a cada conversa e a cada novo negócio. Não é fácil!

Ser um excelente vendedor é ter os olhos de uma águia, enxergar longe onde estão as oportunidades de venda, ser preciso no “ataque” (na aproximação) ao cliente, fazer as perguntas certas e certeiras, segurar firme a venda. Ao mesmo tempo, é ser sereno, gentil e educado como um coração de cordeiro, para não assustar o cliente, não pressioná-lo demais, não parecer que está empurrando a venda ou está desesperado por ela. Ser sutil sem deixar de ser firme.

Ser um excelente vendedor é ter atitudes em equilíbrio, ser águia e ser cordeiro na medida e na hora certa.

É trazer a venda e ainda conquistar um cliente para sempre.



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.