Esqueceu sua senha?

Portal Competência

3 de julho de 2014
Marcelo Leal


O Vendedor Mocinha de Baile

Vendedores que não querem sair da zona de conforto e ir atrás de clientes

O_Vendedor_Mocinha_de_Baile_pc

Muitos vendedores não querem ter trabalho, assumir riscos, escutar “nãos”, pagar “mico”, irem além do óbvio, correr atrás!

Chamo estes de vendedores mocinhas de baile.

Eles apenas querem ficar sentados, bem arrumadinhos, sorriso no rosto, carinha de inocente. Estes vendedores até tem seu charme, mas não querem tomar a iniciativa. Esperam que o cliente os chame para “dançar”, escolha a música, conduza a dança das “vendas” e eles só vão acompanhando.

Se a venda não aconteceu, eles nunca assumem alguma responsabilidade: “dancei direitinho, como o cliente queria, não sei o que aconteceu”, dizem.

Aconteceu o que acontece em muito baile, ele ficou esnobando tanto que acabou sozinho no final da festa.

Vendedor precisa ser protagonista! Tem que ter coragem de olhar o salão, escolher seu par, tirar para dançar na música certa, encantar, arriscar alguns passos e conquistar o cliente.

É sua responsabilidade assumir a iniciativa, tomar a dianteira, ser mais provocativo e conduzir a venda!



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.