Esqueceu sua senha?

Portal Competência

18 de novembro de 2014
Recursos Humanos


Um olhar para o futuro

Muito além do feedback, o feedforward contribui mais efetivamente para o desenvolvimento da performance

Um olhar para o futuro

Dar um feedback já é uma habilidade considerada essencial a um líder. Resgatar ações passadas e analisá-las com um olhar crítico para que o subordinado saiba reconhecer seus acertos e erros fortalece as relações profissionais e promove um engajamento maior dentro das organizações.

O conceito de feedfoward, porém, vem conquistando líderes, consultores, coaches e profissionais que têm uma visão de futuro ainda mais ampla. “Enquanto o feedback é mais usual em situações que já aconteceram, o feedforward foca em melhorias nas ações que estão ocorrendo agora, e sempre visando o futuro”, diz Helena Ribeiro, especialista em Gestão Global de Negócios, Bacharel em Administração de Empresas, Coach Executivo e Analista DISC (ferramenta de análise de perfil).


Saiba mais em: O poder do feedback


Receber devolutivas e avaliar pessoas de acordo com seus desempenhos também pode ser um processo construtivo. “No feedforward, o foco é valorizar as potencialidades, fortalecer o que pode se tornar melhor e encorajar as pessoas a pensarem em como direcionar o futuro. O gestor orienta sobre os próximos passos e ajuda a desenvolver um plano de ações”, comenta Helena.


Saiba mais em: Dê um impulso na carreira dos seus liderados


A negatividade do feedback dá lugar à expectativa do feedfoward, com concentração de esforços nas oportunidades e nas soluções, ao invés das críticas. As relações profissionais são, desta forma, baseadas na cooperação e na sinergia das atitudes – já que as orientações e sugestões se tornam cada vez mais presentes.

“Ninguém gosta de ser criticado, porém, a maioria das pessoas gosta de ouvir alternativas de melhora. O feedfoward permite que se vejam as situações mais positivamente, com o olhar no amanhã”, refelte a Coach. Distante do julgamento e mais próximo da orientação: esse é o movimento esperado por esse conceito que tira o foco do passado e planeja atitudes de curto e médio prazo.



Redação, Portal Competência