Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de setembro de 2013
Administração


Um incentivo à organização

Auxilie seus colaboradores a manterem o ambiente de trabalho limpo e organizado

Um incentivo a organizacao

Auxilie seus colaboradores a manterem o ambiente de trabalho limpo e organizado

E se a sua empresa recebesse uma visita inesperada daquele cliente tão importante? Será que todos se orgulhariam de apresentar cada canto da estrutura ao visitante? Ou haveria vergonha por ter que expor a bagunça e falta de limpeza do local? Além de zelarem pela imagem da companhia, medidas de organização no ambiente de trabalho contribuem com a produtividade dos profissionais. Saiba como incentivar seus colaboradores a deixarem a casa em ordem!

Tudo começa com conscientização, de acordo com Silvana Lages. Especialista em consultoria de imagem corporativa, ela defende que os gestores de RH devem, antes de qualquer outra medida, apresentar aos colaboradores os prejuízos de um ambiente em desordem.

“Quando o problema está localizado em um profissional específico, uma conversa franca e particular com a apresentação de normas é o ideal. Mas quando é necessário desenvolver uma cultura em toda a empresa, dar o primeiro passo com uma palestra de conscientização é fundamental. As pessoas precisam saber como a desorganização pode prejudicar o alcance de uma meta, uma possível promoção e até o seu período de férias. Dessa forma, vão comprar a ideia”, explica Silvana.

Como o Programa 5S pode te ajudar

Muitos profissionais até acreditam na importância de um ambiente de trabalho organizado, mas não sabem como dar o primeiro passo para colocar tanta bagunça em ordem.  O Programa 5S tem auxiliado gestores de qualidade e de RH na implantação e administração de medidas que promovam a organização do ambiente de trabalho.

Abaixo, o diretor comercial da Vetor Criativo (empresa especializada em consultoria e treinamentos em Engenharia com Qualidade de Vida), o engenheiro Bruno Fonseca, explica de maneira esclarecedora cada um dos 5 sensos da metodologia de aplicação desse programa:

Senso 1 / Utilização

Nesta fase, o profissional precisa separar o que realmente utiliza no ambiente de trabalho de tudo aquilo que não tem mais utilidade ou que é usado raramente.

Senso 2 / Limpeza

Após ficar apenas com os itens e documentos que realmente são utilizados, é hora de limpar o ambiente.

Senso 3 / Padronização

Nessa etapa, é definido um lugar específico no posto de trabalho para cada coisa a ser guardada, padronizando esses locais.

Senso 4 / Organização

Após ser feita a definição acima, é o momento de colocar cada coisa em seu lugar.

Senso 5 / Disciplina

De acordo com Bruno Fonseca, esse é o mais importante de todos os itens. A disciplina vai garantir que o ambiente permaneça limpo e organizado. O quinto senso vai manter os 4 sensos anteriores, segundo o diretor da Vetor Criativo.



Redação, Portal Competência