Esqueceu sua senha?

Portal Competência

11 de novembro de 2014
Ernesto Berg


Teste seu marketing pessoal

Faça este teste para saber em que pé anda a sua habilidade de promover seu marketing pessoal

Teste seu marketing pessoal

Marketing pessoal é o conjunto de práticas, atitudes e conceitos cujo objetivo é estabelecer uma relação eficaz entre o profissional e o mercado de trabalho. É uma das grandes armas para mostrar as habilidades e competências de uma pessoa.

Faça este teste para saber em que pé anda a sua habilidade de promover seu marketing pessoal na empresa onde você trabalha, e no mercado, e aproveitar as oportunidades que aparecem ao longo da carreira. Prepare seu papel e caneta e vamos ao teste:

1. Você tem facilidade de relacionar-se com pessoas?

a) Sim       b) Não       c) Mais ou menos

2. Você é uma pessoa de iniciativa e costuma conseguir o que você decidiu fazer?

a) Sim       b) Não       c) Às vezes

3. Você sabe exatamente quais, profissionalmente, são seus pontos fortes e fracos?

a) Sim       b) Não       c) Mais ou menos

4. De um modo geral, no serviço, você faz mais do que é esperado de você? (E não apenas um cumpridor de dever?)

a) Habitualmente       b) Às vezes      c) Faço apenas minha obrigação

5. Você tem, ou está fazendo, algum curso de pós-graduação?

a) Mestrado ou mais      b) Especialização/MBA       c) Não tenho pós-graduação

6. Para que uma empresa se interesse em contratá-lo, você tem algum diferencial ou alguma vantagem que distinga você da maioria?

a) Sim       b) Não       c) Não sei

7. Você tem um plano de carreira e de desenvolvimento profissional claramente definido para os próximos 10 anos?

a) Sim       b) Não

8. Seu serviço é importante para a empresa onde você trabalha?

a) Sim       b) Não       c) Mais ou menos

9. Você sabe exatamente se suas habilidades e competências profissionais são do interesse das empresas e do mercado?

a) Sim       b) Não

10. Você tem facilidade em vender suas ideias e projetos?
a) Sim        b) Não       c) Mais ou menos

11. Você faz apresentações sobre assuntos técnicos ou comportamentais em sua empresa e/ou dá palestras em público?

a) Sempre       b) Às vezes       c) Não

12. Você assiste regularmente (quatro a seis vezes por ano) a palestras, simpósios, cursos, congressos ou eventos similares?

a) Sim       b) Não

13. Como você cuida de sua imagem? (aparência, vestuário, sapatos, cabelo, vocabulário, capacidade de expressão verbal, comportamento condizente etc.)

a) Dou muita atenção     b) Mais ou menos     c) Não ligo para isso

14. Seu inglês (conversação, leitura, escrita) é:

a) Fluente       b) Razoável       c) Fraco      d) Não falo inglês

15. Você se relaciona com as lideranças e empresas importantes do seu ramo profissional?

a) Sempre       b) Às vezes       c) Raramente

16. Para manter-se competitivo você regularmente  procura saber quais são as necessidades e demandas do mercado de trabalho?

a) Sim       b) Não       c) Às vezes

17. Você participa de redes de contatos exclusivamente profissionais como o LinkedIn, Plaxo, Via6 etc?

a) Sim       b) Não

18. Você costuma manter contatos profissionais com outras empresas e agências de recolocação no mercado tendo em vista conhecer novas oportunidades?

a) Sim       b) Não       c) Às vezes

19. Sua rede de relacionamentos profissionais (não necessariamente amigos, mas contatos profissionais sólidos) é composta de quantas pessoas:

a) Mais de 100       b) Entre 70 e 100       c) Entre 40 e 69       d) Abaixo de 40

20. Você tem um Site ou Blog onde coloca artigos (seus e de outros), expõe ideias e traz informações de interesse profissional aos internautas?

a) Sim       b) Não

 

Gabarito:

- Some “1” ponto se você marcou “A” nas questões: 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 16, 17 e 20

 - Some “2” pontos se você marcou “A” nas questões: 5, 11, 13, 14, 15 e 18

 - Some “3” pontos se você marcou “A” na questão: 19

 - Some “0,5” ponto se você marcou “B” na questão: 04

 - Some “1” ponto se você marcou “B” nas questões: 5, 11, 13, 14 e 15

 - Some “2” pontos se você marcou “B” na questão: 19

 - Some “0,5” ponto se você marcou “C” na questão: 1, 2, 3, 8, 10 e 16

 - Some “1” ponto se você marcou “C” nas questões: 18 e 19

- Se a sua resposta não se encontra no gabarito é porquê ela não pontua

Qual o seu total?

De 25 a 28 pontos:

Ótimo. Você administra sua carreira como um negócio, investe nela e tem uma estratégia para divulgar seu trabalho no mercado. Você sabe como divulgar suas competências, capacidades e interesses, tanto internamente (na sua empresa) quanto externamente, e orienta seus esforços nesse sentido, buscando resultados concretos. Precisa cuidar para manter a estratégia e, também, cultivar humildade e bom senso para evitar exageros.

De 21 a 24,5 pontos:

Sua pontuação é média. Você tem uma boa noção de marketing pessoal, mas precisa agir mais e divulgar seu trabalho e suas competências de maneira mais eficiente. Adote uma estratégia que coloque mais em evidência seus talentos e capacidades, sem partir para o exibicionismo ou ostentação. Continue investindo em suas habilidades e na sua carreira profissional. Verifique as questões onde não pontuou. Elas são boas indicações do que você precisa fazer para melhorar.

Abaixo de 21 pontos:

Sua pontuação é baixa. É possível que você não ligue para o marketing pessoal ou ainda não se conscientizou de sua importância, mas você não divulga, ou não está sabendo divulgar suas habilidades e competências em sua empresa e no mercado. Pense em sua carreira como um investimento que precisa de retorno crescente, ou você estará sujeito a amargar sucessivos reveses por não se expor da maneira adequada. Verifique as questões onde não pontuou, porque elas lhe darão ótimas indicações do que você precisa fazer em relação ao marketing pessoal.

 

* Texto extraído e condensado do livro 35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais, de Ernesto Berg, Juruá Editora



Ernesto Berg

Consultor de empresas; palestrante; articulista; autor de vários livros; especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado pela FVG de Brasília. Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br voltado para a área de administração e negócios.