Esqueceu sua senha?

Portal Competência

1 de agosto de 2014
Sandro Gomes


Madero: o tempero para ser grande

Preço e rapidez eram os detalhes que faltavam e fizeram a diferença

Madero_o_tempero_para_ser_grande_pc

Slogan forte, boa comida, preço justo, bom atendimento e um espaço para diferentes públicos. Detalhes que ajudam a definir o perfil e o sucesso do Madero Burger e Grill.

A rede curitibana possui hoje 32 unidades espalhadas pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Goiás e São Paulo, que rendem um faturamento de R$ 12 milhões por mês. Mas nem sempre foi assim.

A virada de Chef!

O primeiro Madero foi inaugurado em Curitiba em 2005, mas demorou a cair no gosto dos curitibanos. A virada veio na nova estratégia de preço, juntamente com a simplificação dos conceitos. “Troquei o nome de Madero Prime para Madero Express e depois para Madero Burger e Grill, e baixei o preço em 42%. Já no primeiro mês as vendas deram um salto. “Aprendi uma coisa: pobre precisa pagar barato, rico adora pagar barato”, conta o Chef Junior Durski, proprietário da rede, que relembra que chegou a ter seis casas dando prejuízo antes da sacada de mestre, ou “du chef”.

A pitada que faltava.

Para aumentar o volume de vendas, veio o desafio de atender com rapidez. Foi aí que o Durski empresário entrou em cena. “Um hambúrguer de 260g ficava pronto em 20 minutos. Então cortei no meio, fazendo dois de 130g ficarem prontos em 6 minutos, girando mais mesas. Antes eu ganhava muito de poucos, com isso, passei a ganhar pouco de muitos”, lembra. A combinação barato e rápido foi a pitada que faltava para o negócio deslanchar.

Eu te desafio a experimentar!

Pretencioso, o slogan chama a atenção logo de cara – The Best Burger in the World (O Melhor Hambúrguer do Mundo!). Durski afirma que sempre prometeu muito e sempre entregou o prometido. A idéia é desafiar o cliente, para ele entrar na loja e provar. Promessa, que também é entregue como ambiente, arquitetura & design e serviço.

Seguem outras importantes lições, de quem tem a convicção de fazer o melhor cheeseburger do mundo, e tem paixão pelo que faz. Visitou dezenas de restaurantes pelo mundo para buscar o melhor de cada um. “Testei a carne durante um ano. Vi que o ideal é um mix de fraldinha com contrafilé e 13% de gordura, grelhado em fogo forte. Uso a melhor maionese, a da minha avó, simples e sofisticada. O bacon, eu mesmo defumo. Hoje, 50% dos clientes pedem cheesebúrguer, o que dá 175 mil unidades por mês”, revela.

Referência em marketing.

Depois dos prêmios de gastronomia, o Madero abocanha os de marketing. A campanha “O melhor para você” levou o Top de Marketing 2012, promovido pela ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Seção Paraná), que também o elegeu a Personalidade de Vendas de 2013.

Durski conclui dizendo que a palavra do futuro em alimentação é “saudabilidade”. Por isso, seu cheeseburguer contém apenas 370 calorias, e conta com ingredientes criteriosamente selecionados e preparados com rigoroso controle de qualidade.

 

* Por Sandro Gomes



Sandro Gomes

Executivo e consultor com 19 anos de experiência em gestão de negócios e marketing, em empresas nacionais e multinacionais líderes em diferentes segmentos de mercado, como PURAC Corbion (indústria holandesa de biotecnologia), TIM Brasil Holding (empresa italiana de telecomunicações), e GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação (empresa brasileira de comunicação e mídia afiliada à Rede Globo) Ferrero do Brasil (empresa italiana de bens de consumo marcas Kinder, Nutella, Tic-tac e Ferrero). Graduado em Engenharia Química (UFRJ) com Extensão em Marketing e MBA em Gestão Empresarial (ambos pela FGV). Inglês e espanhol fluentes. Atualmente é sócio-diretor da CrossVision Gestão de Negócios & Marketing, professor da disciplina de Sistemas de Inteligência de Mercado na pós-graduação da Universidade Positivo e ESIC Business & Marketing School, e colunista semanal de “Negócios & Marketing” no jornal Gazeta do Povo (Curitiba/PR). Como consultor prestou serviço a empresas como Fundação Dom Cabral (Unid. PR), Gráfica e Editora Posigraf, GAIN (Genebra/Suíça), IESE (Pamplona/Espanha Unid. IICS/São Paulo), Rede Globo (Unid. RPC TV/PR), PATH (Seattle/EUA), Leica Geosystems (Unid. Sul), Colégio Positivo, Buscapé (Unid. Navegg/PR), Gazeta do Povo entre outras.